19/09/2017 - SMS - Saúde
Centros de Saúde: Prefeitura retoma obras do Pantanal

foto/divulgação: Arquivo SMS

Prédio atual será desativado quando a nova unidade estiver pronta

A Prefeitura de Florianópolis acaba de lançar o edital de licitação com investimento de R$ 1,2 milhão para retomada das obras do Centro de Saúde do Pantanal. A construção, que estava abandonada há mais de um ano, deve ser reiniciada entre o fim deste ano e o começo do próximo, assim que o processo licitatório for concluído. A obra se soma aos mais de R$ 6 milhões em investimentos na infraestrutura da Atenção Primária na Capital, incluindo reforma e ampliação do Centro de Saúde da Tapera e retomada das obras na nova unidade do Campeche.

Estão previstas também, no pacote já anunciado pelo prefeito Gean Loureiro, obras no Centro de Saúde de Ingleses, além da publicação dos editais de licitação para retomada das reformas e ampliações nas unidades do Abraão e do Canto da lagoa, término da obra do Pantanal e construção de novas unidades do Alto Ribeirão e na Costeira. A retomada da reforma da unidade da Lagoa da Conceição também já teve o edital de licitação publicado.

Além destes R$ 6 milhões, a Prefeitura de Florianópolis já garantiu a liberação de outros R$ 2 milhões na manutenção predial das unidades de saúde, que inclui serviços de pintura, correção de infiltrações, troca de mobiliário, entre outros. Já foram iniciados os serviços na Vila Aparecida, Córrego Grande, Carianos, entre outros.

Saúde da Família

O município tem 49 centros de saúde, com 140 equipes de Saúde da Família, o que coloca Florianópolis, desde 2015, como a primeira capital do País a atingir 100% de cobertura do Programa Saúde da Família, segundo o Ministério da Saúde. Entre os profissionais que atuam nas unidades, 80% dos médicos são formados em Medicina da Família e Comunidade, 75% dos enfermeiros e 65% dos dentistas formados em Saúde da Família.

Na maioria dos centros de saúde, as pessoas conseguem marcar consulta num prazo curto, entre 24h e 48 horas. A Prefeitura estimula que suas unidades implantem a marcação de consultas por celular, e-mail e whatsapp – a iniciativa deverá ser ampliada a partir de 2018, com a implantação do projeto de atendimento pré-clínico – o chamado Alô, Doutor.