25/09/2017 - SMTCE - Cultura
Casais festeiros de 14 comunidades se reuniram para a cerimônia de encerramento

foto/divulgação: Mariane Ventura

Casais Festeiros junto com a Superintendente da FCFFC, Roseli Pereira

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, da Fundação Franklin Cascaes e de 14 comunidades realizaram neste domingo, 24 de setembro, o encerramento do Ciclo do Divino de 2017. O evento que marcou o fim dos festejos ocorreu em Canasvieiras, último local a receber a festa.

Os casais festeiros das 14 comunidades de Florianópolis que receberam o Ciclo estiveram presentes na celebração. Assim como os próximos casais que serão responsáveis por dar continuidade à tradição centenária em 2018.

Os festejos do Divino começaram em maio, envolveram 14 comunidades de Florianópolis e o seu encerramento na Igreja São Francisco de Paula, Canasvieiras, contou com apresentações musicais, sorteios, encontro das bandeiras, e o tradicional café da partilha.

Para marcar o fechamento do Ciclo, as bandeiras de Florianópolis, dos Açores, e do Divino foram descerradas, respectivamente, pelo Secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Márcio Luiz Alves, juntamente com a Superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Pereira; pelo presidente da Casa dos Açores, Sérgio Ferreira, acompanhado pelo representante do Núcleo de Estudos Açorianos, Francisco do Vale Perereira; e pelo casal festeiro de 2017 de Canasvieiras, Adésia Solto e Bláudio Solto que entregou a bandeira do Divino para o representante da Irmandade do Divino Espírito Santo do Centro, local onde as festividades têm início no ano que vem.

Este é o sétimo ano consecutivo que a Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes apoia e divulga o calendário festivo das comunidades.

A iniciativa busca valorizar e fortalecer essa prática cultural de forte significado para expressiva parcela da população local. Também atende à Lei Municipal nº 8010/2009, que instituiu o Dia de Abertura das Festividades do Divino Espírito Santo em Florianópolis, data que passou a ser celebrada a partir de 2010.

TRADIÇÃO

O Ciclo do Divino Espírito Santo é uma das tradições mais antigas de Florianópolis, cultivada e passada de geração a geração por mais de dois séculos. Comemorada a partir das celebrações de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a Festa mescla elementos religiosos, profanos e folclóricos. Os festejos abrangem novenas, promessas, folguedos populares, folias e cantorias. Contemplam também a procissão da corte imperial e a cerimônia de coroação do Imperador, considerado o principal momento do evento.

Isso porque, segundo historiadores, o início da festa em terras portuguesas é atribuído à devoção da Rainha Isabel de Aragão (1270-1336).  De acordo com o artigo “Isabel e a Origem das Festas do Espírito Santo entre os Portugueses”, a Rainha casada com Dom Dinis, Rei de Portugal, fez uma promessa para encerrar as desavenças entre o esposo e o filho, o Príncipe Afonso.

Os conflitos eram frequentes porque o Rei demonstrava predileção por outro descendente, Afonso Sanches, concebido fora do casamento. Temendo pela morte de um dos dois durante as brigas, a Rainha prometeu ao Espírito Santo que realizaria um dia de culto e entregaria a própria coroa se a paz voltasse a reinar. O pedido foi atendido e em agradecimento, Dona Isabel levou à coroa à Igreja do Espírito Santo. Para a entrega, no Dia de Pentecostes, formou-se uma solene procissão com nobres carregando estandartes enfeitados.

Por determinação da Casa Real, a festa passou a se realizar todos os anos na mesma data, ultrapassando as fronteiras do tempo e do território português. Foi assim e com a colonização açoriana que Florianópolis, ou a então Desterro, passou a celebrar as Festas do Divino.

Depois de ver seu reino voltar a ter paz e de ser a idealizadora de uma das tradições mais antigas e importantes de seu povo, Isabel de Aragão ficou conhecida como “Rainha Santa”, sendo canonizada pela Igreja em 1625, em razão de diversos milagres a ela atribuídos.

TRADIÇÃO EM FLORIANÓPOLIS

Em Florianópolis, a Lei Municipal nº 8.010/2009 instituiu a quarta-feira anterior ao Domingo de Pentecostes como o Dia Municipal de Abertura Oficial das Festividades do Ciclo do Divino Espírito Santo. Em todos os anos solenidades marcam a data e no sábado seguinte, geralmente em maio, ocorre a abertura oficial dos festejos.

Em uma linda cerimônia reúnem-se as 14 comunidades que realizam a Festa, além de cortejos de Municípios vizinhos para comemorar a abertura do Ciclo. A solenidade ocorre no centro de Florianópolis e tem seu ponto mais marcante no grande desfile que cobre as ruas da cidade de tradição e fé.