29/09/2017 - SMTCE - Cultura
Prefeitura lança Catálogo da 23ª Maratona Fotográfica de Florianópolis

foto/divulgação: Hortência Brandão

Prefeitura lança Catálogo da 23ª Maratona Fotográfica de Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes, lança nesta sexta-feira, 29 de setembro, o catálogo da 23ª Maratona Fotográfica de Florianópolis que apresenta as fotografias premiadas no concurso deste ano.

O lançamento ocorre durante a 7ª Conferência Municipal de Cultura e tem por objetivo valorizar o trabalho e talento dos profissionais que participam do concurso, além de eternizar retratos que narram as Diferentes Faces de Floripa, tema da Maratona de 2017.

A Maratona Fotográfica de Florianópolis ocorreu nos dias 1 e 2 de abril e contou com a participação de cerca de 400 fotógrafos, entre profissionais, estudantes e pessoas interessadas em fotografia. Por diferentes ângulos e com os mais variados olhares, os registros da Maratona revelam Florianópolis em suas infinitas belezas e surpresas.

Em 2017, 28 fotógrafos profissionais e iniciantes participaram nas modalidades analógica, digital e infanto-juvenil. Na seleção das melhores fotografias individuais e de conjunto foram consideradas a consonância com o tema e subtemas definidos, além de critérios como criatividade, originalidade, estética, e a qualidade informativa e fotográfica dos registros.

A 23ª Maratona Fotográfica contou com o apoio da Só Click Laboratório Fotográfico, Revelar Online, Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Engie, Alternativa Mídia.

Acervo iconográfico

O concurso fotográfico de Florianópolis, criado em 1995, é um dos mais antigos do Brasil e tem inspirado diversas promoções do gênero pelo país. A iniciativa estimula e desenvolve o gosto pela fotografia, revelando diversos olhares sobre a cidade. O evento também contribuiu para incorporar milhares de imagens ao acervo iconográfico do Município ao longo desse período.

Realizado anualmente durante os festejos do aniversário da cidade, o concurso fotográfico acontece em dois dias, com um prazo máximo de 30 horas de duração. A 23ª edição da Maratona movimentou a cidade com a participação de aproximadamente 400 participantes entre fotógrafos profissionais, estudantes e pessoas interessadas em fotografia.