04/10/2017 - SMI - Infraestrutura
Oficina sobre drenagem urbana chega à bacia do Papaquara nesta quinta-feira (05)
Prefeitura e UFSC realizam eventos do tipo para fins de elaboração do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais para Florianópolis

foto/divulgação: divulgação

Oficina realizada no Ribeirão da Ilha

A Prefeitura de Florianópolis e o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizam às 18h30 desta quinta-feira (05) uma segunda oficina de diagnóstico e planejamento da drenagem urbana no Norte da Ilha. Desta vez, abrangendo as comunidades de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Vargem Grande, Vargem do Bom Jesus, Ponta das Canas, Praia Brava e Lagoinha do Norte, pertencentes à bacia hidrográfica do Papaquara. O trabalho visa embasar a construção do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais para Florianópolis.

A oficina comunitária vai acontecer na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz, à Rodovia Armando Calil Bulos (SC-403), km 03, na Vargem do Bom Jesus. A ideia é buscar identificar os problemas relativos a alagamentos e inundações em nível local e discutir soluções para a drenagem urbana.

A primeira oficina realizada no Norte da Ilha abrangeu as comunidades de Jurerê, Jurerê Internacional, Praia do Forte e Daniela. A série de 15 oficinas, deflagrada em 17 de agosto, está programada para acontecer até o final do ano, contemplando todas as bacias hidrográficas da Capital. De outubro a dezembro (ver cronograma), outros nove eventos do tipo vão debater acerca do que ocorre nas regiões do Centro; da Lagoa da Conceição e da Barra da Lagoa, dos Ingleses e Santinho; do Rio Vermelho; de Ratones; do Saco Grande e Santo Antônio; do Saco dos Limões, Costeira e Carianos; de Coqueiros e do Estreito.

As oficinas têm o patrocínio da Caixa Econômica Federal e contam com o apoio dos conselhos locais de saúde para atuarem como facilitadores.

Comissão

Técnicos da Prefeitura e professores do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC participam da Comissão Especial de Estudos de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais de Florianópolis (DREMAP) criada por Decreto Municipal em julho de 2015. A Comissão tem como principal objetivo subsidiar a elaboração do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais para Florianópolis.

Veja a programação completa no site: