10/10/2017 - SME - Educação
Coincidências: Professora tem como colegas de profissão ex-alunas
Na Creche Municipal de Florianópolis Diamantina Bertolina Conceição, trabalham com Silvia Venina as profissionais Cinthia, Ioli e Jéssica

foto/divulgação: Arquivo Pessoal

Cinthia, Silvia, Jéssica e Ioli

No ano de 1987, a jovem Sílvia Venina Vidal, recém-casada, iniciava sua jornada na educação como auxiliar de sala no pré-escolar da Escola Municipal de Florianópolis João Gonçalves, localizada no Rio Tavares.

Nativa do bairro do Sul da Ilha, conhecia  as famílias de todas as crianças. As mães delas se dedicavam, principalmente, aos trabalhos domésticos, enquanto os pais eram pescadores, ou funcionários da empresa Pedrita.

Três ex- alunas  são agora suas colegas na Creche  Municipal Diamantina Bertolina Conceição: Cinthia Martins das Chagas Pollmann , 35 anos;  Ioli Nunes de Souza Mesquita, 34 anos; e Jéssica Silveira Wallauer, 24 anos.

Silvia também lecionou para os próprios filhos. Primeiro para o  Leonardo, e mais tarde,  para a Gabriela.

No ano de 2002, houve uma mudança no local de trabalho  de Sílvia. O pré é desvinculado da Escola João Gonçalves.  Ela e as crianças são transferidas para um novo prédio, perto da igreja de pedra, que levaria o nome de Diamantina Bertolina da Conceição.  Com uma estrutura de seis salas, a unidade  amplia o atendimento, beneficiando crianças do Campeche, Canto da Lagoa e Lagoa da Conceição.

Em curso  ofertado às profissionais da Educação pela Prefeitura de Florianópolis, gradua-se em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina , UDESC, no ano de 2004.

Cinthia Martins das Chagas foi aluna da ex-professora em 1987. Lembra que Sílvia   adorava cantar músicas infantis  para a turma e  de promover a brincadeira de dança das cadeiras.

Hoje, as duas colegas de profissão  lecionam para Benjamin das Chagas Pollamann, filho da Cinthia. O menino é atendido em período integral na creche Diamantina Bertolina da Conceição.

Cinthia é professora auxiliar. Ioli Nune de Sousa, que é auxiliar de sala nesta unidade, foi aluna da professora Silvia em 1988.

Outra ex-aluna é Jéssica Silveira Wallauer, que  atua como auxiliar de sala no mesmo espaço com  Silvia. Ela frequentou a educação Infantil no ano de 2000. Jéssica recorda de brincar com a professora Silvia  com massinha de modelar.

Conforme a diretora da creche, Marilete Laura Augusto Feliciano, Silvia é sempre bem-humorada, atenciosa com as crianças. Ressalta ainda que ela possui  bom relacionamento com os profissionais da unidade e com  as famílias. “Participativa e assídua, contribui com sua vasta experiência em sala de aula, para o andamento de nosso trabalho”, finaliza.

O secretário de Educação de Florianópolis diz que a história de Sílvia é muito inspiradora. “Serviu de espelho, de exemplo para suas ex-alunas decidissem o que seguir como carreira profissional, tanto que  Cinthia, Iole e Jéssica dedicam-se igualmente à nobre arte de ensinar”, destaca Maurício Fernandes Pereira.

Sílvia, 52 anos,  tem mais dois anos pela frente antes de se aposentar. Já fez alguns planos com o marido  José Manoel Vidal Filho, 59 anos. Quer passear, viajar. E quando estiver em casa, dará um pouco mais atenção  para os netos Caio e Heloisa, ainda pequenininhos, filhos de Gabriela.