13/10/2017 - SME - Educação
As muitas faces de uma professora: da roça à direção de uma unidade
Prestes a completar 30 anos de serviço, Claudete já passou por diversos estabelecimentos dentro da Prefeitura de Florianópolis

foto/divulgação: Arquivo Pessoal

Claudete já trabalhou como auxiliar de sala, diretora e hoje é professora do NEI Armação

Claudete Benta Oda não teve uma infância fácil. Nasceu em Florianópolis, no dia 29 de setembro de 1962. O pai era agricultor, tinha um engenho de farinha e uma chácara de café e ela foi criada sempre trabalhando. Na época da colheita, todos iam ajudar na roça.

“Não tínhamos muitos brinquedos, mas tínhamos muito carinho dos pais, que estavam sempre junto com a gente e davam tudo o que tinham de melhor para nos tornarmos pessoas com muito bom caráter”, lembra com afeto.

Vivia em pleno contato com a natureza, com as folhas, flores, sementes e pedras. Não tinham energia elétrica e o pai sempre gostava de contar histórias à noite, antes de dormir.

Claudete decidiu ser professora porque adora crianças. “E gosto de ir em busca de algo novo, pois ser professor é ter um aprendizado constante”, explica. Graduou-se em pedagogia pela Udesc, com especialização em interdisciplinaridade pelo Centro Universitário Facvest.

Iniciou na Prefeitura Municipal de Florianópolis em 1982, como professora ACT (Admitida em Caráter Temporário) na Escola Básica Municipal Presidente Castelo Branco no bairro Armação, hoje Dilma Lúcia dos Santos.

De 1983 a 1984, trabalhou na Escola Desdobrada Municipal Morro das Pedras, atual José Amaro Cordeiro. Em 1995 efetivou-se como auxiliar de sala no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Pântano do Sul, onde trabalhou por nove anos.

Foi em 2004 que Claudete chegou no NEI Armação, onde está até hoje. No mesmo ano, candidatou-se à eleição para diretora e ganhou, coordenando a unidade por seis anos. Atualmente, ela é professora de crianças na faixa etária de um ano e seis meses a três anos.

Nas ondas do mar

Ela conta que um dos projetos que mais a marcou em sala de aula foi sobre o Ambiente Marinho e Costeiro, quando fez uma saída de navegação com as crianças, além de uma coleta de lixo na praia da Armação. Com esse mesmo projeto, trabalharam a função social da escrita elaborando um caderno de receitas e propondo aulas de culinária. Quando pesquisaram sobre arroz, por exemplo, toda a turminha aprendeu a fazer sushi, juntamente com estagiárias do curso de nutrição da UFSC.

Sintonia entre família e escola

Para a professora, um dos aspectos mais especiais da educação é a participação das famílias nos eventos e em momentos propostos, como reuniões e entrega de avaliações. “Vejo que isso é de suma importância, pois é em casa que a criança tem seus primeiros educadores. Família e instituição de ensino têm que ser parceiras com cumplicidade e envolvimento constante”, afirma.

Quando a aposentadoria chegar

Claudete é casada com Nelson Massami Oda, com quem tem três filhos: Lilian, Rodrigo e Rafael. Ela também tem dois netinhos, Rodrigo e Laura.

Faltam quatro anos para a professora se aposentar.  “Estou com saúde, então quero completar 30 anos de serviço”. Quando a aposentadoria chegar, pensa em curtir um pouco, viajar, mas também tem vontade de fazer outra graduação, para preencher o tempo livre. “Quero fazer uma língua estrangeira, talvez italiano ou alemão. Quero estar sempre me atualizando”, finaliza.