07/11/2017 - SMTTDE - Turismo
Capital possui estudo de batimetria para receber cruzeiros na temporada

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Florianópolis possui estudo de batimetria para receber cruzeiros nesta temporada

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, recebeu na manhã desta terça-feira, 07, o estudo de batimetria contratado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura para que Florianópolis possa receber navios de cruzeiro no Norte da Ilha. O secretário Luís Fernando Cardoso, o Vampiro, e o gerente de Infraestrutura Aquaviária, Mané Ferrari, entregaram o documento junto com a autorização da Marinha para uma escala teste de um transatlântico. Agora, a Prefeitura aguarda autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), para realizar a primeira escala teste de cruzeiro na cidade.

O estudo de batimetria é uma espécie de carta náutica que define a profundidade do mar, verificando se é possível ou não um cruzeiro navegar por essas águas. Esse é o primeiro passo para que uma cidade se habilite a receber esse tipo de embarcação. Agora, o prefeito deve se reunir com o Ministro dos Portos para buscar uma celeridade no processo de habilitação de Florianópolis.

Em junho, o prefeito Gean Loureiro e a Secretaria da Infraestrutura já haviam se reunido com a diretoria da MSC Cruzeiros, manifestando interesse em uma primeira escala na Capital Catarinense. Desde então, Prefeitura e o governo catarinense vêm trabalhando para que Florianópolis possa começar a receber grandes embarcações. A expectativa é que a primeira escala aconteça ainda nessa temporada.

“Receber cruzeiros em Florianópolis já havia virado uma lenda. Esta escala teste será um marco para a nossa cidade que sonhava em receber transatlânticos que passam por nossa orla, mas nunca paravam. Sem dúvidas, elevará nosso turismo para um novo patamar”, disse o prefeito.

“Com este levantamento, contratado pelo governo do estado, através da Secretaria da Infraestrutura, e aprovado pela Capitania dos Portos, a empresa MSC Cruzeiros Marítimos terá duas opções autorizadas para realizar a primeira escala desde 2007, quando ocorreu a última passagem de um transatlântico da ilha”, comemorou o secretário Luiz Fernando Cardoso.

O serviço contratado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura autoriza a realização de manobra especial do navio de cruzeiros “Preciosa” em Florianópolis, através de uma escala teste ainda nesta temporada de verão 2017/2018. A Capitania dos Portos de Santa Catarina também autorizou o procedimento.

Neste estudo é apresentada uma análise dos dados hidrográficos adquiridos nas proximidades das praias de Canasvieiras e Jurerê no Norte da Ilha de Santa Catarina. A batimetria foi realizada nos dias 05, 06, 11, 12 e 13 de outubro de 2017. O intuito principal para o desenvolvimento do levantamento hidrográfico foi gerar dados batimétricos como subsídio para determinação de área de fundeio para navios transatlânticos.

De acordo com o gerente de infraestrutura Aquaviária da Secretaria, Mané Ferrari, a Prefeitura e o governo do estado estão oferecendo todas as condições para que a empresa MSC Cruzeiros Marítimos possa incluir Florianópolis em suas rotas no litoral brasileiro. “Essa é a nossa contribuição para o incremento da economia do mar em Santa Catarina”, concluiu Ferrari.