14/11/2017 - SMTCE - Cultura
Exposição em Florianópolis faz homenagem à cultura negra

foto/divulgação: Divulgação PMF

Exposição faz homenagem à cultura negra

Nesta quinta-feira, 16 de novembro, às 19h30, ocorre na Galeria de Artes do Mercado Público a abertura da exposição O-DO-PARA o Mundo, em alusão ao Mês da Consciência Negra. Com curadoria de Ana Paula Cardoso e JB Costa, a mostra contempla artistas negros e/ou que trabalham a temática da negritude. A visitação é gratuita e segue de 17 de novembro a 09 de dezembro.

 

A exposição O-DO-PARA convida o público a imergir em uma diversidade de estilos e percepções ligada por uma ancestralidade viva, única e presente no território brasileiro que precisa ser constantemente lembrada, seja pela valorização e pelo protagonismo de artistas e artesões negros ou pela visibilidade da produção de imagens e conteúdos ligados à negritude.

 

O-DO-PARA, O negro, DO negro, PARA o negro, trata exatamente destas derivações estéticas produzidas a partir da diáspora africana. Para representar esta diversidade foram convidados os artistas: Bruno Barbi, Dalvelisa Medeiros da Costa, Davi Cabral, Décio David, Mara Rúbia Maria, Marliese Vicenzi, Mir Sestrem, Osvaldo Poeta, Ondina Rosa Nascimento, Rony Costa e Solange Adão.

 

Por apresentar trabalhos de artistas negros ou obras que se inspiram nas tradições afro-brasileiras, a exposição é antes de mais nada uma homenagem à cultura negra e uma forma de valorizar e manter viva esta arte e estas tradições.

 

A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h e aos sábados, das 10h às 14h na Galeria de Artes, no piso superior do Mercado Público. A entrada é gratuita.