17/11/2017 - SMTTDE - Turismo
Prefeitura de Florianópolis lança Operação Verão 2018 nesta sexta

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Prefeitura lança Operação Verão 2018

A Prefeitura de Florianópolis lançou nesta sexta-feira, 17, a Operação Verão 2018. A medida conta com investimento de 5 milhões de reais vindos de recursos federais e privados. São mais de oito mil pessoas envolvidas diretamente na ação que integra diversas secretarias e órgãos com o objetivo de deixar a cidade melhor preparada para receber os turistas e os moradores que frequentam as praias. Entre as principais ações estão preparação para as festas de final de ano (Natal e Ano Novo), Carnaval, infraestrutura das praias contando com banheiros, chuveiros e acessibilidade, intensificação da segurança e manutenção dos balneários, creches de verão, reforço na equipe médica, entre outras.

“Nesta temporada, tivemos o avanço da maré, que não foi exclusivo de Florianópolis, mas fomos a primeira cidade a buscar recursos federais para resolver a questão. Os trabalhos já iniciaram. Faremos a remoção dos entulhos na faixa de areia, recolocaremos a iluminação pública destruída, reposicionando os postos salva-vidas e melhoria dos acessos às praias. Esta é a grande primeira ação da Operação Verão. Nossas praias também contarão com  banheiros, chuveiros e acessibilidade. Tudo isso com segurança e fiscalização. Sem falar nas nossas programações de Natal, Reveillon e Carnaval”.

Principais ações da Operação Verão 2018

Recuperação da orla das praias Brava, Canasvieiras, Caldeirão do Morro das Pedras, Ingleses e Matadeiro, afetadas pela ressaca do mar

Quatro frentes de trabalho:

Retirada de entulhos e limpeza das faixas de areia

Restabelecimento de iluminação pública de praia

Preparação das vias públicas de acessos às praias

Operação tapa-buraco, recapeamento asfáltico, pinturas e raspagens de meios-fios, manutenção dos decks e das rampas de acesso às praias da Capital

Creches de Verão

As inscrições serão de 24 a 30 de novembro. Ao todo serão ofertadas 1.000 vagas para o período de janeiro.

Transporte Coletivo

Mudanças nos horários e itinerários das linhas de ônibus na Capital a partir de 16/12 para adequar o sistema aos locais com maior demanda durante a temporada de verão. Também conta com o aplicativo Floripa no Ponto que informa os passageiros sobre a rota, o tempo e a previsão de deslocamento das linhas do transporte coletivo. Está disponível para download nos sistemas iOS e android e até o fim do ano vai funcionar em mais dois idiomas (inglês e espanhol).

Banheiros e chuveiros nas praias

Mais de 200 banheiros serão colocados nas regiões Norte, Sul e Leste em diferentes formatos como: container sanitário, sanitários ecológicos portáteis, deck de madeira ecológica com sanitários portáteis e estandes com sanitários portáteis. Economia de 400 mil reais em comparação à temporada anterior e oferta de mais banheiros. Os chuveiros também seguem a linha sustentável com autonomia de energia e água potável. Serão implantadas com recursos privados duchas nas regiões Norte, Sul e Leste. Custo de no máximo 2 reais para o uso.

Praias acessíveis

Algumas praias serão selecionadas para implantação de esteiras acessíveis com cadeiras anfíbias que levam o cadeirante até o mar. Também contará com duchas sustentáveis e pessoas para auxiliar no local.

Segurança Preventiva

A maior parte do efetivo da Guarda Municipal vai trabalhar nos balneários da cidade por meio de rondas a pé, com bike e com cães, integrada com o trabalho das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Estadual. Também serão distribuídas fitas com identificação às crianças nas praias com os números da Guarda Municipal (153) e da Polícia Militar (190) para o caso de desencontro dos responsáveis.

Reveillon

Será no bolsão do trapiche da avenida Beira-Mar Norte com, pelo menos, três bandas locais e doze minutos de fogos de artifício.

Comcap

15 novos caminhões vão dar mais agilidade e qualidade no serviço prestado pela Comcap. Eles já estão sendo preparados e estarão nas ruas ainda este ano. Além disso, serão contratados até 69 garis, 40 auxiliares operacionais e oito motoristas temporariamente para o verão para reforçar a estrutura e manter a cidade limpa e organizada.

Reforço na saúde

Pela primeira vez na história, a Operação Verão irá reforçar as equipes, principalmente nas UPAs 24 Horas, durante a temporada. Cerca de 15 médicos a mais irão atuar nas escalas de trabalho das duas unidades da cidade. O esforço se deve à média de aumento de 20% no número de atendimentos nessas unidades.

Escala de Cruzeiro

A primeira escala teste de cruzeiro em Florianópolis está prevista para março.