22/11/2017 - SME - Educação
Autora lança livro sobre práticas na educação infantil
Luciana Esmeralda Ostetto aborda atividades da rede municipal de ensino de Florianópolis

foto/divulgação: Arquivo Pessoal

Luciana Esmeralda Ostetto

A professora e escritora Luciana Esmeralda Ostetto lançará  em Florianópolis o  livro "Registros na Educação Infantil: Pesquisa e Prática Pedagógica", cujo tema são atividades da rede municipal de ensino da capital catarinense. O lançamento, que contará com uma roda de conversa, ocorrerá nesta quinta-feira, dia 23, às 17h30, no auditório do Centro de Educação Continuada (CEC) da Secretaria Municipal de Educação, que fica na Rua Ferreira Lima, nº 82, Centro.

As narrativas traçadas na obra resultam do exercício da observação, do registro e da reflexão sobre a ação educativa cotidiana, projetada e vivida com crianças de dois a cinco anos.

Experiências, projetos, histórias de tempos, espaços e relações tecidas na docência, na gestão e na coordenação pedagógica revelam, por meio da prática do registro, diferentes saberes, múltiplas formas de pensar, organizar e fazer educação infantil, afirmando o protagonismo das crianças.

O livro é voltado a todos os profissionais da educação infantil, além de pesquisadores da área da infância, da formação de professores e de políticas públicas, e também alunos de cursos de licenciatura, sobretudo de pedagogia.

A autora

Luciana é doutora em Educação e foi professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por 17 anos. Atualmente atua na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.