27/11/2017 - SMS - Saúde
Obras do Centro de Saúde Pantanal recomeçam nesta terça

foto/divulgação: Arquivo/SMS

Estrutura antiga não atende às necessidades do bairro

A Prefeitura de Florianópolis assina a ordem de serviço para retomada das obras do Centro de Saúde do Pantanal nesta terça-feira (28). A construção, que estava abandonada há mais de um ano, será reiniciada imediatamente, com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão. A obra se soma aos mais de R$ 6 milhões em investimentos na infraestrutura da Atenção Primária na Capital, incluindo reforma e ampliação do Centro de Saúde da Tapera e retomada das obras na nova unidade do Campeche.

Estão previstas também obras no Centro de Saúde de Ingleses, além da publicação dos editais de licitação para retomada das reformas e ampliações nas unidades da Lagoa, do Abraão e do Canto da Lagoa. Outros R$ 2 milhões em recursos próprios foram liberados para manutenção predial em todas as unidades de saúde.

O novo prédio, de cerca de 500 m2, vai substituir a atual unidade do bairro, com 180 m2. A modernização das unidades fortalece a atenção à saúde no município e possibilita à população um atendimento qualificado e resolutivo.

Saúde da Família

O município tem 49 centros de saúde, com 140 equipes de Saúde da Família, o que coloca Florianópolis, desde 2015, como a primeira capital do País a atingir 100% de cobertura do Programa Saúde da Família, segundo o Ministério da Saúde. Entre os profissionais que atuam nas unidades, 80% dos médicos são formados em Medicina da Família e Comunidade, 75% dos enfermeiros e 65% dos dentistas formados em Saúde da Família.

Na maioria dos centros de saúde, as pessoas conseguem marcar consulta num prazo curto, entre 24h e 48 horas. A Prefeitura estimula que suas unidades implantem a marcação de consultas por celular, e-mail e whatsapp – a iniciativa deverá ser ampliada a partir de 2018, com a implantação do projeto de atendimento pré-clínico – o chamado Alô, Doutor.