03/01/2018 - SMTCE - Cultura
Apresentações abrem as comemorações de 270 anos da imigração açoriana

foto/divulgação: JB Schuch

Prefeitura promove 18º Encontro de Terno de Reis em Florianópolis

Nesta sexta-feira, 05 de janeiro, às 18h, a Prefeitura de Florianópolis promove o 18º Encontro de Terno de Reis em homenagem ao Dia de Reis, celebrado mundialmente em 06 de janeiro. A data marca também a chegada dos primeiros açorianos que aportaram em Florianópolis em 1748. Desta forma, além de relembrar e festejar a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus, o evento abre oficialmente a comemoração dos 270 anos da presença açoriana em Santa Catarina.

Desde que pisaram nestas terras, os imigrantes trouxeram muitos costumes e tradições que foram implementados e transformaram a cultura, a identidade e o jeito do povo Ilhéu. Uma delas são justamente as cantorias realizadas de porta em porta em homenagem aos três Reis Magos que logo após o nascimento de Jesus foram visitar o Menino, conforme a história bíblica.

Para que a tradição perpetue, neste ano o 18º Encontro de Terno de Reis vai reunir cinco grupos que a partir das 18h saem do Largo da Alfândega em cortejo pelas ruas Jerônimo Coelho e Felipe Schmidt, seguindo em direção à Catedral, local em que serão realizadas as apresentações às 19h.

Os grupos que animam os Ternos de Reis geralmente são compostos por três a oito cantores e instrumentistas que improvisam versos e trovas referentes ao nascimento de Jesus, em alusão aos Reis Magos Belchior, Gaspar e Baltazar que voltaram para suas comunidades para anunciar a chegada do Messias, de acordo com a tradição religiosa.

Em Florianópolis, o período de cantorias ocorre entre os dias 23 de dezembro e 20 de janeiro (Dia de São Sebastião). Alguns grupos reúnem diversas pessoas da família, ou congregações religiosas, e passam de casa em casa cantando e recolhendo donativos. Segundo a tradição, depois do Dia de Reis, as decorações natalinas já podem ser retiradas.

O encontro que será encerrado no Presépio Natural e Artesanal da Praça XV é promovido pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte Juventude e da Fundação Cultural Franklin Cascaes.

Grupos Participantes:

- Estrela Guia - Trindade