24/01/2018 - SME - Educação
Crianças aprendem a se proteger contra o mosquito da dengue através do projeto Verão Educador
Ação é uma parceria entre Secretaria de Educação, Defesa Civil e Vigilância Sanitária. Hoje à tarde, apresentação foi no NEI Orisvaldina Silva

foto/divulgação: Joana Pereira

O professor Charles Schnorr preparou uma apresentação para ensinar e divertir os pequenos ao mesmo tempo

Aprender a se proteger dos raios solares, a ter cuidado na hora de aproveitar o mar e a se prevenir contra a dengue. Na unidade do programa Creche de Verão no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Municipal Orisvaldina Silva, na Lagoa da Conceição, 24 crianças de dois a cinco anos descobriram como aproveitar a estação com segurança através do projeto Verão Educador, desenvolvido pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Educação, Defesa Civil e Vigilância Sanitária.

O professor Charles Schnorr, da Gerência de Projetos Inovadores da SME, que também é o responsável pelo projeto, explica que a ideia é orientar a comunidade escolar sobre as ameaças à saúde que as crianças podem enfrentar nessa temporada. “Por meio de palestras, oficinas e atividades teatrais, educadores, agentes de Defesa Civil e Vigilância em Saúde interagem com a criançada, pais e profissionais sobre as temáticas tão presentes em nosso verão”, completa.

Durante essa semana, todas as unidades do programa Creche de Verão estão recebendo o projeto. Na quinta-feira, dia 25, será a vez do NEI Nagib Jabor, no Estreito, às 9h e na sexta, dia 26, da Creche Waldemar da Silva Filho, na Trindade, no mesmo horário.

A apresentação

O professor Charles preparou uma apresentação de slides com o objetivo de ensinar e manter os pequenos entretidos ao mesmo tempo. O primeiro tópico foram os cuidados com os raios solares no calor da estação. Usar bonés, chapéus e muito protetor solar fizeram parte das recomendações.

Charles também explicou sobre os perigos do mar e ensinou aos pequenos que devem sempre estar perto de um adulto, mesmo usando boias e proteções. Ele também passou um vídeo educativo da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) sobre a importância dos guarda-vidas nas praias e as diferenças entre bandeira verde e bandeira vermelha.

Para finalizar, foi a hora de conversar sobre o temido mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. Os pequenos aprenderam a não deixar tampinhas e outros recipientes em lugares onde a água pode se acumular, para que o mosquito não se reproduza. Charles também apresentou um vídeo sobre o inseto transmissor.

Consciência

A coordenadora do Creche de Verão na unidade, Letícia Bento Ferreira, afirma que as crianças já apresentam uma consciência construída sobre o assunto. “As crianças compartilham os conhecimentos que já trazem de casa sobre esses cuidados. Uma apresentação como essa começa a dar mais sentido para o que a gente ensina”, completa.

Enquanto a apresentação era realizada, as crianças fizeram intervenções e participaram ativamente na discussão, dando exemplos e contando casos. “Assim, o aprendizado se mistura com a diversão”, finaliza o professor Charles.

O cronograma

UNIDADE EDUCATIVA