05/02/2018 - SME - Educação
COEB promove mesa-redonda sobre desafios curriculares na educação básica
Debate traçou uma cartografia do cenário atual brasileiro na área, analisando o papel dos docentes para uma sociedade mais justa

foto/divulgação: Rafael Rosseti

Professora doutora Júlia Siqueira da Rocha, da Secretaria de Estado da Educação

O objetivo do Congresso de Educação Básica (COEB) 2018 é provocar discussões e debates sobre o novo panorama da área. Para isso, a professora doutora Júlia Siqueira da Rocha e a professora doutora Márcia Buss-Simão participaram da mesa-redonda intitulada “Docência e desafios curriculares na Educação Básica”. Promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, o congresso se estende até amanhã.

A conversa foi realizada das 13h30 às 15h30, no auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Foram pontuados os desafios docentes em tempos de revolução comunicacional e de crescimento na educação inclusiva para as diversidades, no confronto das disputas no campo político e educacional marcadas por setores ultraconservadores, entre eles os fundamentalistas religiosos.

De acordo com Márcia Buss-Simão, as funções docentes no âmbito da educação infantil exigem aprofundar um conhecimento orientado para a infância e sua educação numa dimensão social e cultural.

Júlia é doutora em Educação pela UFSC, onde hoje é pesquisadora. Ela é funcionária efetiva na Secretaria de Estado da Educação e Inovação e tem experiências nas áreas de estado, profissionais do magistério, escola, violências, pedagogia e adolescentes.

Márcia é doutora em Educação pela UFSC, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Atualmente é professora do quadro permanente do programa de pós-graduação em Educação da UNISUL, líder do grupo de pesquisa Educação, Infância e Gênero (CEDIG) do programa e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC).