05/02/2018 - VSAN - Saúde
Vigilância Sanitária desburocratiza processo e tempo de espera para análise de projetos diminui pela metade

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Florianópolis

O tempo de espera para análise de projetos na Vigilância Sanitária de Florianópolis diminuiu pela metade, desde que o prefeito Gean Loureiro assumiu a Prefeitura, no início de 2017.

Na gestão passada, a demora para analisar um projeto hidrossanitário ou um projeto básico de arquitetura – PBA era de 8 meses. Atualmente, a publicação de 3 resoluções da Diretoria de Vigilância em Saúde deram agilidade ao processo. O prazo, para projetos hidrossanitários, caiu de 8 meses para 15 dias em áreas com cobertura da rede de esgoto e de 8 meses para 3 meses para áreas onde ainda não existe rede coletora de esgoto. Já a análise de projetos básicos de arquitetura diminuiu para 2 meses e 17 dias.

O diretor de Vigilância em Saúde, Leonardo Ventura, explica que, as resoluções permitiram simplificar o processo, por autodeclaração, em casos onde já existe a rede coletora de esgoto. "Com isso, a Vigilância Sanitária conseguiu dar mais atenção aos casos classificados como auto risco, onde não existe rede coletora de esgoto, agilizando a análise, reduzindo o tempo de espera dos processos", explica o diretor.