05/02/2018 - SME - Educação
Educação especial é o tema da primeira palestra do COEB 2018
Ministrada pela professora Geisa Letícia Kempfer Bock, debateu os desafios dos profissionais de educação frente à inclusão

foto/divulgação: Rafael Rosseti

A professora mestra Geisa Letícia Kempfer Bock

Com o tema “A Educação Especial no contexto da Educação Básica”, a primeira palestra do Congresso de Educação Básica (COEB) 2018 ocorreu das 16h às 17h30, nas salas Goiabeira e Laranjeira, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

A palestra foi ministrada por Geisa Letícia Kempfer Bock. Com mestrado em Educação e Formação de Educadores pela UFSC, ela é professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI) do Centro de Educação à Distância (CEAD).

Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, acessibilidade, educação inclusiva e Atendimento Educacional Especializado.

A palestra abordou o fenômeno da deficiência, que foi e ainda é compreendido com lógicas bastante distintas, passando de sujeitos incapazes a excepcionais. Nesse sentido, de acordo com a professora, reconhecer as concepções sobre a deficiência presentes no cotidiano escolar potencializa uma mudança na maneira de realizar a inclusão.

Segundo Geisa, inclusão não é sinônimo de inserção de estudantes com deficiência nas salas de aula, mas uma prática cuja compreensão é a de que somos diferentes e de que nossas diferenças contribuem para a coletividade e agregam valor no fazer docente.

Promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, o congresso se estende até amanhã.