06/02/2018 - SME - Educação
Segundo dia do COEB terá apresentação de trabalhos de pesquisadores e profissionais da rede municipal
Evento continua nesta terça-feira, dia 6 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC

foto/divulgação: Rafael Rosseti

COEB 2018

O Congresso de Educação Básica (COEB) 2018 continua nesta terça-feira, dia 6 de fevereiro, onde pesquisadores e profissionais da rede municipal de ensino de Florianópolis irão apresentar 29 trabalhos, divididos em três modalidades: 11 em Comunicação Oral de Pesquisa, 11 relatos de experiência e 7 banners.

 

O evento inicia com a mesa-redonda “Docências: especificidades, saberes e práticas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos”, que será realizada no auditório Garapuvu, das 8h às 10h. Os participantes serão a professora doutora Ângela Maria Scalabrin Coutinho e o professor doutor Jaison José Bassani. Tomando como ponto de partida documentos político-curriculares da rede municipal e significados socialmente constituídos sobre a escola, a palestra focalizará as especificidades da docência, considerando a centralidade do conhecimento no trabalho pedagógico e a responsabilidade da escola pela presença de crianças e jovens no mundo. 

 

Ângela é doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, em Portugal. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil, e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância. Tem experiência nas áreas de educação em creche, sociologia da infância, desigualdades sociais e educacionais, e avaliação na educação infantil.

 

Jaison é doutor em Educação pela UFSC e atualmente é professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Educação da instituição. É vice-coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq), onde atua, principalmente, em atividades de pesquisa, extensão e orientação.

 

Das 12h30 às 13h20, no auditório Garapuvu, ocorrerá novamente a mostra audiovisual de filmes produzidos por alunos da rede. Dessa vez, a Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea, em Canasvieiras, trará a produção “Descobrindo conviver”. A Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses, apresentará o filme “Toda criança brinca feliz”. O pessoal da Escola Desdobrada Municipal Costa da Lagoa promete levar todos a “Uma viagem pela mata Atlântica”. Para finalizar, a Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, na Vargem Grande, em parceria com o programa de extensão “Educom.Cine: audiovisual, educação e cidadania” da UDESC e o Programa Novo Mais Educação apresentarão seis obras, entre elas “O preconceito perdeu” e “Fora Bullying”.

 

 

Os trabalhos

 

 

As apresentações dos trabalhos na modalidade banner continuarão a ocorrer durante o coffee break, das 10h às 10h30.

 

Já os trabalhos da modalidade Relatos de Experiências serão apresentados das 10h30 às 12h. Eles serão divididos por eixos em três diferentes salas. Nas salas Goiabeira e Laranjeira, estarão os trabalhos de Política e Gestão e de Formação Inicial e Continuada. Nas salas Pitangueira e Aroeira, o primeiro grupo de Currículo e Práticas Pedagógicas. Já no auditório Garapuvu estará o segundo grupo desse mesmo eixo.

 

Para finalizar a apresentação dos trabalhos, a modalidade Comunicação Oral de Pesquisa também será dividida entre as salas, das 13h30 às 15h. Nas salas Goiabeira e Laranjeira estarão os trabalhos do eixo Política e Gestão. No auditório Garapuvu, o eixo Currículo e Práticas Pedagógicas. Já nas salas Pitangueira e Aroeira, os trabalhos de Formação Inicial e Continuada.

 

Mais banners serão expostos durante o coffee break, das 15h às 15h30.

 

 

Para encerrar

 

 

O encerramento do evento contará com uma conferência no auditório Garapuvu, com início às 15h30, ministrada por Ismar de Oliveira Soares. Com doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Marquette University, em Wisconsin, nos Estados Unidos, é professor titular sênior da USP. Desde 1994, é o jornalista responsável pela revista Comunicação & Educação, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da instituição. Coordenou a implementação da Licenciatura em Educomunicação junto à ECA, exercendo, atualmente, a função de coordenador pedagógico do curso. Também preside a ABPEducom, Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação.

 

A palestra vai analisar as possíveis contribuições para a implementação de uma reforma curricular no Brasil, apresentando a versão definitiva da Base Nacional Comum Curricular e levantando os tópicos do documento apontados como indicadores de inovações pedagógicas.

 

 

A programação

 

 

2º DIA - 06/02/18 - TERÇA-FEIRA

 

 

8h às 10h – Mesa-redonda “Docências: especificidades, saberes e práticas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos”.

 

- Professora Doutora Ângela Maria Scalabrin Coutinho - Universidade Federal do Paraná - UFPR.

- Professor Doutor Jaison José Bassani - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Mediação: Professora Mestra Dione Raizer – Diretora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Local: Auditório Garapuvu.

 

10h às 10h30min – Coffee Break e Exposição de Banners

Local: Hall de Exposições

 

10h30min às 12h – Apresentação de Trabalhos “Relatos de Experiências”

 

Eixos – Política e Gestão / Formação Inicial e Continuada

 

- Creche e Universidade desenham juntas uma proposta de estágio a partir do novo currículo do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)-  de Adriana de Souza Broering e Geysa Spitz Alcoforado de Abreu. Apresentadora: Adriana de Souza Broering.


- Projeto de formação “As políticas educacionais na atualidade: limites e perspectivas”-de  Vânio Cesar Seemann, Geovana Mendonça Lunardi Mendes e Marília Segabinazzi.  Apresentador: Vânio Cesar Seemann.


- O trabalho colaborativo na oferta do Atendimento Educacional Especializado-de  Rosângela Kittel e Ruth Mary Pereira dos Santos. Apresentadora: Ruth Mary Pereira dos Santos.

 

Mediação: Professora Doutora Ana Regina Ferreira de Barcelos – Assessora da Diretoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Local: Salas Goiabeira e Laranjeira

 

Eixo – Currículo e Práticas Pedagógicas - Grupo I

 

- A brincadeira como eixo norteador de práticas pedagógicas-de Bárbara Luiza Ludvig Rodrigues.


- O Romance em foco: uma perspectiva da representação feminina e das questões relacionadas à violência- de  Claudia de Souza da Natividade Vieira. 


- Naufragados, vivendo a história- de Michela R. Espíndola.


- Paisagens mapeadas: um relato sobre as aulas de Artes. Thaís Tressano Filó.

 

Mediação: Professora Mestra Waleska R. B. Coelho de Franceschi – Assessora da Diretoria de Educação Fundamental de Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Local: Salas Pitangueira e Aroeira

 

Eixo – Currículo e Práticas Pedagógicas - Grupo II

 

- Embaixadores Culturais: a Língua Espanhola e o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação- de Amalia Cardona Leites, Thiago Ribeiro Alves, Beatriz Margarita Luque. Apresentadores: Amalia Cardona Leites e Thiago Ribeiro Alves.


- Cinema na Escola: construindo espaços de cidadania- de Lélia Florisbal Pereira e Cristina Silveira dos Santos. Apresentadora: Lélia Florisbal Pereira.


- O Alienista na Cultura Digital: relato de oficinas de integração de dispositivos móveis à disciplina de Português- de Luciane Sandra dos Reis Ferreira e Sandra Dias da Luz. 


- E Agora? Eu vou para a escola. A produção cinematográfica com as crianças na Educação Infantil- de  Monique Cristina Gelsleuchter.

 

Mediação: Professora Mestra. Roberta Fantin Schnell - Professora da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Local: Auditório Garapuvu

 

12h às 13h - Intervalo 

 

12h30min às 13h20min - Mostra Audiovisual

 

Coordenação: Professora Especialista Bianca Nascimento de Souza – Chefe do Departamento de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Local: Auditório Garapuvu.

 

Unidade Educativa: Escola Básica Virgílio dos Reis Várzea

Professora: Claudia Roberta Yumiko Tristão

Título: Descobrindo conviver – Duração 9’50’’

 

Unidade Educativa: Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino

Professoras: Giselle Araújo da Silva Medeiros e Elaine Ferreira Martins

Título: Toda criança brinca feliz – Duração: 07’40’’

 

Unidade Educativa: Escola Desdobradas Costa da Lagoa

Professora: Carolina Kuhnen​

Título: Uma viagem pela mata Atlântica – Duração: 10’35’’

 

Unidade Educativa: Escola Básica Albertina Madalena Dias, em parceria com o programa de extensão “Educom.Cine: audiovisual, educação e cidadania” da UDESC e o Programa Novo Mais Educação. 

Professor: Rita de Cássia dos Santos Vanderlinde

Títulos:

1. O Preconceito Perdeu - Duração: 5’28’’
2. Mais um Dia Triste - Duração: 1'54"
3. O último dia de Aula - Duração: 1'53"
4. Fora Bullying - Duração: 30"
5. É o Bicho - Duração: 1'20"
6. Vida.com - Duração: 26’23”

 

 

13h30min às 15h - Apresentação de Trabalhos “Comunicação Oral de Pesquisa”

 

Eixo: Política e Gestão

 

- Da tinta ao Braille: análise de diferenças semióticas no livro didático de matemática em Braille- de  Daiana Zanelato dos Anjos


- Facebook: as ações que jovens com deficiência intelectual realizam na rede social digital à luz dos princípios da autoadvocacia-de Rosângela Kittel  e Martha Kaschny Borges. Apresentadora Rosângela Kittel.


- Espaços e tempos coletivos de leitura literária na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis (SC)-de Thamirys Frigo Furtado e Eliane Santana Dias Debus. Apresentadora: Thamirys Frigo Furtado.


- O que significa mais tempo na escola? Sobre as políticas de jornada em tempo integral nos microcontextos das redes municipais de ensino- de Vânio Cesar Seemann e Geovana Mendonça Lunardi Mendes. Apresentador: Vânio Cesar Seemann.

 

Mediação: Professor Mestre. Daniel Godinho Berger - Professor da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Local: Salas Goiabeira e Laranjeira

 

Eixo: Currículo e Práticas Pedagógicas

 

- O empoderamento de idosos na escolarização da EJA do Núcleo de Estudos da Terceira Idade/UFSC- de Cássia Cilene de Almeida Chalá Machado.


- Movimentos de mudança curricular nas experiências de educação integral em redes e escolas públicas de Santa Catarina-de Edilene Eva de Lima.


- A brincadeira das e entre as crianças bem pequenas: implicações na constituição da linguagem e na participação em contexto de educação infantil- de Joselma Salazar de Castro.


- Educação, comunicação e tecnologia nas dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina: indícios de uma prática pedagógica educomunicativa- de Wanessa Matos Vieira.

 

Mediação: Professora Doutora Rosinete Valdeci Schmitt - Assessora da Diretoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Local: Auditório Garapuvu

 

Eixo: Formação Inicial e Continuada

 

- Formação continuada numa perspectiva da educação para a inteireza: uma necessidade do professor de creche- de Dinorá Meinicke e Andréia Mendes dos Santos. Apresentadora: Dinorá Meinicke.


- Tomando a palavra... O processo de formação da Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito (2004/2013)- de Márcia Bressan Carminati.


- Educação Sexual em Debate nas Ondas da Rádio UDESC FM 100.1 Florianópolis: estudo de caso dos programas gravados de 2007 a 2015 como possibilidades para formação continuada- de Marcia de Freitas.

 

Mediação: Professora Mestra Luciane Volken - Assessora da Diretoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Local: Salas Pitangueira e Aroeira.

 

15h às 15h30minCoffee Break e Exposição de Banners

Local: Hall de Exposições

 

15h30min - Conferência de encerramento “Inovação na gestão e nas práticas pedagógicas”

 

Profº Dr. Ismar de Oliveira Soares – Universidade de São Paulo – USP 

Local: Auditório Garapuvu

 

16h30min - Solenidade de Encerramento

Local: Auditório Garapuvu