06/02/2018 - SME - Educação
Debate sobre docência na educação abre último dia do COEB 2018
Mesa-redonda foi realizada no auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC

foto/divulgação: Rafael Rosseti

A professora doutora Ângela Maria Scalabrin Coutinho

O segundo dia do Congresso de Educação Básica (COEB) 2018 teve início com a mesa-redonda “Docências: especificidades, saberes e práticas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos”. O debate ocorreu das 8h às 10h no auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Participando, estava a professora doutora Ângela Maria Scalabrin Coutinho e o professor doutor Jaison José Bassani. O congresso é promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação.

Ser professor implica o reconhecimento das especificidades da educação, ou seja, compreender que as práticas pedagógicas devem estar pautadas em um trabalho docente que reconhece a criança como ator social, sujeito de direitos e partícipe do processo educativo e o professor e a professora como mediador insubstituível no processo educativo formal.

De acordo com os professores, esses princípios serão articulados aos processos de atuação docente e de formação vivenciados na rede municipal de educação de Florianópolis, no sentido de situar a importante contribuição da rede para o debate mais amplo nas áreas da educação e sobre a necessidade de reconhecimento desses profissionais no âmbito das políticas de valorização profissional.

Com doutorado em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, em Portugal, Ângela atualmente é professora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil, e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância. Tem experiência nas áreas de educação em creche, sociologia da infância, desigualdades sociais e educacionais, e avaliação na educação infantil.

Jaison possui doutorado em Educação pela UFSC e atualmente é professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Educação da instituição. É vice-coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq), onde atua, principalmente, em atividades de pesquisa, extensão e orientação.