20/02/2018 - SME - Educação
Professora de educação física participa de fórum mundial de bicicleta
Ana Destri é coordenadora do projeto Bicicleta na Escola Floripa, da rede municipal de ensino

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

A coordenadora do projeto da prefeitura Bicicleta na Escola Floripa, Ana Destri, participará de um evento internacional no Peru. A professora de educação física da rede municipal de ensino estará em uma mesa-redonda no 7º Fórum Mundial da Bicicleta, que ocorrerá no estádio Manuel Bonilla, em Lima, do dia 22, quinta-feira, a 26 de fevereiro.

Em 2013, Ana Destri criou, na Escola Básica Municipal José Jacinto Cardoso, na Serrinha, um projeto para apurar o senso crítico das crianças quanto às questões da mobilidade urbana, como também orientar no ir e vir com segurança de casa para a escola e da escola para casa, utilizando a bicicleta como meio de transporte.

Em setembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Educação lançou o Bicicleta na Escola Floripa, convidando Ana Destri para coordenar o projeto.

A iniciativa busca levar aos estudantes um pouco da história da bicicleta, sua utilização, bem como manutenção. Além disso, visa instruir sobre a educação para o trânsito e despertar o senso crítico das crianças com relação à mobilidade urbana. Hoje, o projeto está em 21 unidades da rede municipal de ensino.

Essa é a terceira vez que a professora participa do fórum para falar sobre a sua experiência. Já esteve no Chile, em 2016, e no México, em 2017.  O fórum é organizado pela sociedade civil.

A apresentação da professora, em Lima, ocorrerá no dia 25, domingo, das 11h às 12h, dentro do eixo Educação e Inovação.

“Estou muito feliz por ter nosso trabalho sendo reconhecido no mundo da bicicleta”, afirma Ana Destri. “A formação de massa crítica está sendo o diferencial neste movimento por um mundo melhor”, conclui.

O secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, conta que a rede municipal de ensino está muito orgulhosa em ter a professora Ana mais uma vez apresentando o projeto no exterior. “É com iniciativas como essa que queremos tornar o uso da bicicleta, no ir e vir da escola, um hábito frequente”, complementa.

O evento

O Fórum Mundial da Bicicleta é o maior evento de ciclismo urbano do mundo, que reúne cidadãos, grupos e redes internacionais de ativistas de bicicleta e cidadãos interessados ​​em reivindicar o uso de bicicletas em espaços públicos e como parte da mobilidade sustentável na cidade.

Ele nasceu de um trágico acidente no dia 25 de fevereiro de 2011, quando um motorista atropelou intencionalmente mais de 20 ciclistas na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. No aniversário de um ano do incidente, ciclistas da cidade decidiram criar um fórum, que incluiu palestrantes, oficinas e visitantes nacionais e internacionais para discutir a mobilidade urbana não motorizada e, sobretudo, a cultura e o direito dos ciclistas no trânsito na cidade.