19/03/2018 - SME - Educação
PMF entrega reformas de unidades de educação infantil
As unidades ficam em Jurerê, no Norte da Ilha, e na Coloninha, no Continente

foto/divulgação: SME

Creche Maria Terezinha Sardá 1

A Prefeitura de Florianópolis irá entregar oficialmente à população a reforma de duas unidades de educação infantil. Nesta terça-feira, dia 20, às 10 horas, é a vez da Creche Maria Barreiros, na Coloninha. Na quarta-feira, 21, às 14 horas, a comunidade de Jurerê, no Norte da Ilha, recebe a Creche  Maria Terezinha Sardá da Luz. As solenidades fazem parte das festividades de  aniversário de Florianópolis.

Na Maria Terezinha Sardá da Luz, houve uma reforma geral para atendimento de 82 crianças. Dentre as melhorias,   estão a construção de um portal e do acesso de entrada coberto. As calçadas e sanitários foram adequados conforme a Norma Brasileira de Acessibilidade.

Ocorreu a substituição de cobertura e esquadrias, bem como pintura da unidade, revestimentos cerâmicos e  novas instalações elétricas, hidrossanitárias e preventivas. Foram aplicados na creche R$ 287 mil.

O nome da unidade é uma homenagem à moradora da região e presidente da Associação dos Moradores da Praia do Forte, nascida em 12 de dezembro de 1938 e falecida em 7 de junho de 1997, cuja vida foi dedicada aos trabalhos comunitários.

Primeira creche do município

A Maria Barreiros, localizada no bairro Coloninha, região continental, é a primeira creche municipal de Florianópolis. Inaugurada em 6 de janeiro de 1976, completou 42 anos. A unidade passou por reforma geral e ampliação. Está com mais duas salas de atendimento, proporcionando vagas para 50 crianças de um total de 179 que frequentam a instituição. Houve troca de toda cobertura e dos pisos e azulejos.

A creche recebeu uma miniquadra esportiva, além de uma nova torre de caixa d’água. Foram ampliados a cozinha, refeitório e a área de serviço. O espaço tem uma horta, onde já foram plantados alface, beterraba, cenoura e tempero verde. O investimento na obra foi de R$ 2 milhões 211 mil.

A professora Maria Barreiros foi  moradora da comunidade. Lecionava na Escola Irineu Bornhausen, no Estreito.