21/03/2018 - SME - Educação
EJA de Florianópolis tem cinco novas localidades em 2018
Dessa forma, a modalidade conta com 20 unidades de atendimento no município

foto/divulgação: Daniela Sbravati

Dinâmica inspirada no filme Escritores da Liberdade na EBM Batista Pereira

Para o ano de 2018, a Prefeitura Municipal de Florianópolis está oferecendo cinco novas unidades da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). A modalidade de ensino é voltada para quem busca a alfabetização ou a conclusão do Ensino Fundamental a partir dos 15 anos completos e sem limite para interessados da terceira idade.

 

As cinco novas unidades ofertam 195 novas vagas. Há turmas na Escola Básica Municipal Mâncio Costa, em Ratones; na Dilma Lúcia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul; e na Batista Pereira, no Ribeirão da Ilha. Além disso, a comunidade Ilha-Continente, em Capoeiras, também ganhou uma unidade da modalidade.

 

Já a Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha, em Ponta das Canas, sediará o curso de ProEJA “Informática e Comunicação”. No ProEJA, o estudante pode concluir o ensino fundamental e realizar um curso profissionalizante.

 

Em todas as novas turmas as aulas são durante o período noturno. Desta forma, no geral, em 20 localidades, a EJA está atendendo 1.115 estudantes.

 

Apesar de as aulas já terem iniciado, ainda é possível fazer matrícula a qualquer momento. Os interessados podem obter outras informações procurando as escolas municipais mais perto de casa ou do trabalho. Outra opção é ligar para os telefones: (48) 3212-0925 ou 3251-6102.

 

Para o estudante que reside a mais de dois quilômetros do núcleo que vai frequentar, cuja renda familiar for inferior a três salários mínimos, a prefeitura fornece o passe escolar. Além disso, é propiciado alimentação aos estudantes.

 

De acordo com o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira a ideia é facilitar à população cada vez mais o acesso ao mundo das letras. “Queremos uma cidadania plena para todos”, disse.

 

A Secretaria de Educação criou a EJA no ano de 1979. Ao longo deste período já foram certificados mais de 10 mil estudantes. 

 

 

As unidades

 

EJA Centro

 

EBM Mâncio Costa

Estrada Intendente Antonio Damasco, 3131 – Ratones

Período: Noturno

 

EJA Continente

 

Ilha-Continente

Rua João Vieira, s/n - Centro Comunitário Ilha Continente – Capoeiras

Período: Noturno

 

EJA Norte

 

ProEJA - Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha  

Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810 - Ponta das Canas

Período: Vespertino e noturno

 

EJA Sul

 

EBM Dilma Lúcia dos Santos

SC-406, 6050 – Armação do Pântano do Sul

Período: Noturno

 

EBM Batista Pereira

Rodovia Baldicero Filomeno, 3000 – Ribeirão da Ilha

Período: Noturno


galeria de imagens