17/05/2018 - SMS - Saúde
19 de maio: Dia Nacional de doação de leite humano

foto/divulgação: Divulgação/MS

Campanha

O sábado, dia 19 de maio, é marcado pelo Dia Nacional de Doação de Lei Humano. O tema é reforçado durante a Semana Nacional de Doação de Leite Humano. A data foi instituída com o objetivo de estimular a doação de leite materno; promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano; divulgar os bancos de leite humano nos Estados e nos Municípios.

A campanha deste ano tem o slogan “Doe leite materno, ajude quem espera por você”. A grande Florianópolis possui três bancos de Leites: Hospital Infantil Joana de Gusmão, Maternidade Carmela Dutra, Banco de Leite Humano do Hospital Regional de São José.  Durante esta semana os Bancos de Leite Humano estarão desenvolvendo várias atividades e chamando a atenção para o Dia Mundial e Nacional de Doação de Leite Humano.

Dados da Rede Brasileira de Banco de Leite, referentes ao ano de 2016, mostram que os três Bancos de Leite Humano (BLH) da Grande Florianópolis, coletaram 2.192,  litros de leite, de 1.022 doadoras. Com isso, beneficiaram 2.074 crianças, distribuindo 1.616,8 litros de leite humano. Apesar dos números expressivos, há um déficit de cerca de 40% de leite humano, para mantermos todos os recém-nascidos que estão internados em UTI neonatais.

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis por meio da Coordenação da Saúde Criança/ Comitê de Aleitamento Materno de Alimentação Complementar Saudável – COMAMAS, em parceria com os Bancos de Leite da Grande Florianópolis, apoia e divulga o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, a fim de despertar na sociedade a importância da doação de leite humano, estimular as mulheres que estão amamentando que possam ser uma possível doadora.  As mulheres que estão no período da amamentação são possíveis doadoras de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento contraindicado no período da amamentação.

A Organização Mundial de Saúde recomenda o Aleitamento Materno exclusivo até o sexto mês de vida e complementado até os dois anos e mais. O leite materno é o melhor alimento para todas as crianças, possui nutrientes e anticorpos que previnem doenças como a dengue e o cólera e pode evitar o desenvolvimento de doenças crônicas, como o diabetes e a obesidade na vida adulta.

A doação de leite humano é muito importante para salvar vidas. Evidências científicas apontam que bebês prematuros e/ou doentes que se alimentam de leite humano no período de privação da amamentação possuem mais chances de se recuperarem e de terem uma vida mais saudável. Com o leite materno, o bebê prematuro ganha peso mais rápido, se desenvolve com mais saúde e fica protegido de infecções, diarreias e alergias.