19/06/2018 - SMS - Saúde
Representantes do Conasems conhecem estrutura da Atenção Primária de Saúde de Florianópolis

foto/divulgação: Divulgação/pmf

Visita

Nesta semana uma equipe do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde – Conasems está na Secretaria de Saúde de Florianópolis para conhecer o funcionamento da rede municipal de saúde.  A Atenção Primária à Saúde de Florianópolis é referência para outras cidades e instituições ligadas à saúde. 

A equipe foi recebida pelo secretário, Carlos Alberto Justo da Silva e pelos diretores das áreas de Inteligência, Atenção à Saúde e Atenção Especializada. A capital de Santa Catarina é destaque em investimentos na Atenção Primária à Saúde, estando sempre entre as capitais com maior cobertura de saúde da família no Brasil. O município investe na qualificação permanente das equipes, e o resultado disso, é que a composição das equipes tem 70% dos médicos com residência ou título em Medicina de Família e Comunidade e 90% dos enfermeiros são especialistas em Saúde da Família. O Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade permite que os residentes atuem nos centros de saúde da capital, em regime de treinamento, para tornarem-se especialistas na área.  

Além das apresentações de como se dá a organização de gestão do SUS no município, a equipe visitou duas unidades de saúde, a do Novo Continente e do Saco Grande.

 


galeria de imagens