12/07/2018 - SME - Educação
NEIM São João Batista é destaque em sustentabilidade
Crianças aprendem a respeitar o meio ambiente com atividades em horta, composteira e reciclagem

foto/divulgação: SME - Secretaria Municipal de Educação

A criançada do Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis (NEIM), São João Batista, no Rio Vermelho, está em sintonia com o meio ambiente. Cerca de 430 pequenos têm atividades na horta e na composteira da unidade, sob a articulação da diretora Nisete Maura Nunes e do funcionário Alécio Hercílio Lucas. Além disso, atuam na arrecadação de tampinhas de garrafas pet’s, cuja venda do material ajuda animais em risco, e participam do projeto ReÓleo, de descarte correto de óleo de cozinha.

Mãos à horta

Em 20 grupos, 10 em cada turno, as crianças ajudam Alécio nos cuidados com a horta. Cada turma é responsável por um canteiro. Toda semana é feito um revezamento para molhar as mudas. O servidor público, com 31 anos de Prefeitura, explica que todos aprendem a plantar as hortaliças e a preparar o adubo e as proporções dos canteiros.

A garotada participa de todos os processos, desde a escolha dos alimentos até o plantio na horta. Esse espaço reservado para a natureza conta com mudas de rúcula, salsinha, manjericão, alface, cebola, tomate cereja, beterraba e morango. Tudo que é plantado é consumido pela unidade e pelas famílias. Em época de colheita, os pequenos levam as hortaliças e frutas para casa.

“Desenvolver o olhar para o cuidado com o meio ambiente e gerar atitudes de respeito e de mudanças é gratificante”, explica Nisete.

Composteira

Os alimentos que iriam para o lixo, como cascas de frutas, verduras e legumes, têm como destino a composteira. A prática de sustentabilidade é um processo biológico, que através de micro-organismos, como fungos e bactérias, degradam a matéria orgânica, transformando-a em húmus.

Esse método reduz o desperdício e promove a valorização do adubo orgânico, da reciclagem e o reaproveitamento dos alimentos. Também diminui o uso de fertilizantes inorgânicos, formados por compostos químicos não naturais, que prejudicam a saúde.

“Iniciativas como essa formam indivíduos responsáveis e preocupados em desenvolver projetos que contribuam para o bem do nosso ecossistema”, frisa o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.

Ajudando animais em risco

Em parceira com a Ecopet, projeto social que ajuda animais em risco, a unidade recicla materiais como tampinhas de garrafas pet’s. O dinheiro arrecadado é revertido para a castração e compra de alimentos para cães e gatos sem lar.

A empresa Terra Cycle, que desenvolve ações de reciclagem ao redor do mundo, também é parceira do Núcleo de Educação Infantil Municipal. Materiais como esponjas de louças, escovas de dente, embalagens vazias de creme dental, canetas esferográficas ou marca textos são repassados para a empresa. A verba conseguida tem como destino o projeto de sustentabilidade da unidade.

ReÓleo

O NEIM participa do programa ReÓleo, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). O objetivo do programa é conscientizar a população, para que faça o descarte do óleo de cozinha de forma adequada, reduzindo o impacto que o óleo saturado provoca no sistema de esgoto de Florianópolis.

As crianças trazem de casa o óleo de cozinha em garrafas pet’s para ser descartado de forma correta nos pontos de entrega estabelecidos pela ACIF.