21/08/2018 - SME - Educação
Empoderamento e gordofobia são temas de curtas em escola
Ao todo, foram produzidos 16 filmes na Maria Tomázia Coelho sobre jovens e a diversidade

foto/divulgação: EBM Maria Tomázia Coelho

Cena do filme - A flor da pele

O curta-metragem “A flor da pele” é uma história sobre empoderamento. Entre sprays, looks, batons e muito amor, crianças e adolescente da Escola Básica Municipal de Florianópolis Maria Tomázia Coelho reforçam a beleza negra, aprendendo a elevar sua autoestima. Esse é um dos 16 filmes produzidos pela unidade educativa do Santinho e que será visto pelo público nesta quinta-feira (23) no auditório da escola, durante o lançamento das produções, que ocorrerá a partir das 20h.

 

O objetivo do projeto era possibilitar à garotada conhecer, refletir e se expressar sobre o tema “os jovens e a diversidade”, mudando olhares e contribuindo para o respeito às diferenças.

 

Ao longo do ano, dezesseis equipes passaram a planejar e produzir cada filme, desde a concepção dos argumentos até a edição final. Após o lançamento, o material estará disponível no blog http://nucleodecinemamtc.blogspot.com/.

 

Os estudantes foram orientados pelos professores Ednéia Patrícia Dias, Eloísio Lopes Felipe, Juliana Evangelista da Silveira e Mariana Dorigatti Woritóvicz, com a coordenação do professor Luiz de Vasconcellos Ferreira.

 

De acordo com o secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, o cinema na escola pode melhorar o desempenho e a aprendizagem dos estudantes. “Projetos como esse despertam a criatividade, além de fortalecer o gosto pela arte”, completa.

 

 

Produções

 


Na produção “Be (bi) you”, uma menina engravida de seu ex-namorado e de repente se vê apaixonada por outra menina. Em “Gordofobia”, um menino chamado Gustavo é impedido de brincar no parque por conta de seu corpo. Já no filme “Menina também pode”, chega um novo jogo na lan house e isso causa questões sobre quem pode ou não jogá-lo.

 

Ainda há produções com o tema sustentabilidade. No filme “Trabalho de Artes”, os estudantes buscam expressar sua indignação com a sociedade consumista que produz lixo sem se preocupar com as consequências ao meio ambiente. Já “O mar e as interferências humanas” é um alerta para a diversidade de ameaças provocadas pelos seres humanos nas zonas costeiras.

 


O evento

 


Haverá uma apresentação do projeto Núcleo de Cinema MTC (Maria Tomázia Coelho) e sua proposta de alfabetização audiovisual. O evento começa às 19h e é voltado para profissionais da educação. Já a partir das 20h, ocorre o lançamento dos dezesseis filmes de curta-metragem. Também será exibido o documentário “Os Jovens e a Diversidade: qual o papel da escola?”.

 

O Núcleo de Cinema da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho iniciou suas atividades em 2013 com o objetivo principal de proporcionar aos alunos a aprendizagem de novos conhecimentos por meio da produção de conteúdos audiovisuais.

 

 

Os curtas

 


A flor da pele (3’ 25”)

A ovelha (2’ 29”)

Be (bi) you (2’ 35”)

Gordofobia (2’ 05”)

Menina também pode (3’ 15”)

Minha liberdade é poder ser eu (2’ 49”)

O mar e as interferências humanas (2’ 54”)

O mundo (3’ 39”)

Trabalho de Artes (1’ 26”)

A natureza ajudando a natureza (46”)

Apenas um dia normal... (56”)

A porta mágica (32”)

Confusão na praia (47”)

Pesca consciente (46”)

Um amor de herói (51”)

Um herói meio atrapalhado (50”)


galeria de imagens