30/08/2018 - FCFFC - Cultura
Renda-se à moda apresenta o “Bilro Rendeiro” game desenvolvido por alunos do projeto novos talentos
Alunos do Curso de moda desenvolvem trabalhos com técnicas artesanais visando o empreendedorismo e a cultura local

foto/divulgação: PMF

Renda-se à moda apresenta o “Bilro Rendeiro”

A edição desta sexta-feira (31) do Projeto Renda-se a moda traz diversas atrações no entorno do Mercado Público de Florianópolis, destaque para o jogo de videogame denominado “Bilro Rendeiro” desenvolvido pelo projeto novos talentos. Além disso, alunos do curso de moda trabalharam o empreendedorismo e a cultura local, com o tema "Olhares da moda a modo da Ilha - Prospecção Criativa".

Game Bilro Rendeiro

O Projeto Novos Talentos – SC Games participará do evento Renda-se à Moda, no dia 31/08/2018 apresentando o jogo desenvolvido no seu último workshop oferecido à população durante as férias de Julho que teve o tema “Rendeiras”. Os participantes foram desafiados a criar um jogo com essa temática em 5 dias, e o resultado desse trabalho foi o jogo Bilro Rendeiro.
Bilro Rendeiro é um boneco feito de rendas mágicas que embarca em uma grande aventura em busca de seus bilros perdidos no mundo das rendeiras. Lá ele deverá enfrentar vários inimigos até a batalha final contra uma poderosa bruxa má.
O jogo e o Projeto Novos Talentos funciona das 10h às 12h no entorno do Mercado Público de Florianópolis com direito de uma demonstração dos desenvolvedores do game.

Curso de Moda

Os alunos do Curso de Moda do campus Grande Florianópolis - Unidade Dib MUssi - terão como proposta deste semestre trabalhar o empreendedorismo e a cultura local, com o tema "Olhares da moda a modo da Ilha - Prospecção Criativa". Entre os dias 15 e 20 de agosto, os acadêmicos estiveram envolvidos com este projeto, com o objetivo de incentivar o trabalho em equipe, ter contato com técnicas artesanais da região de Santa Catarina e se inspirar.

O resultado da semana foi a produção de um vídeo sobre a cultura artesanal catarinense, mais especificamente sobre a arte da renda de bilro e do fuxico. Para a elaboração do vídeo, os alunos entrevistaram artesãos locais, fotografaram rendas e fuxicos.  Além disso, cada equipe desenvolveu um produto usando as artes manuais tradicionais da nossa região.
As primeiras oficinas serão oferecidas por fuxiqueiras, rendeiras, alunos (as) e professores das instituições parceiras dos cursos de moda.
O Projeto “renda-se à moda” promove cultura, arte e artesanato, é realizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, em parceria com as instituições de ensino superior da capital que oferecem cursos de moda.
O projeto consiste em promover no município de Florianópolis ações que valorizem o segmento da Moda, ao considerar em seu escopo os seguintes eixos: cultura, memória e criação; educação, pesquisa e extensão; economia da cultura e política pública para o fortalecimento da Moda autoral e local.

O Projeto ocorre na última sexta-feira de cada mês no Centro de Florianópolis.