21/09/2018 - SME - Educação
Crianças ajudam na plantação de árvores e no cultivo de horta
O objetivo é desenvolver ações de educação ambiental e trabalhar o respeito com a natureza

foto/divulgação: SME

Durante todo o mês, mudas de árvores frutíferas e nativas estão sendo plantadas na unidade

Plantar, regar, colher, cultivar. Os pequenos do Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis (NEIM) Otília Cruz, localizado na Coloninha, estão desenvolvendo atividades de educação ambiental com a proposta de vivenciar e ampliar o repertório de conhecimento sobre as relações com a natureza.

 

De acordo com a diretora Fabricia Luiz Souza, os profissionais da unidade realizaram uma formação sobre compostagem durante uma reunião pedagógica e deram início às ações.

 

A turminha de 15 crianças de oito meses a um ano e dois meses ajudou na plantação de uma árvore frutífera no pátio da unidade. A diretora Fabricia relata que durante todo o mês, mudas de árvores frutíferas e nativas estão sendo plantadas.

 

A unidade educativa também está transportando duas árvores que estavam no estacionamento para o espaço de caixas de areia, com o objetivo de ampliar as brincadeiras das crianças. A diretora Fabricia conta que começou a cavar os buracos para a transposição e rapidamente os pequenos da turma de três anos da unidade pegaram suas pás e começaram a ajudar.

 

Essa mesma turma foi responsável por cultivar uma horta de temperos no núcleo. As crianças plantaram as mudinhas de tempero verde, como salsinha e cebolinha, e as regam regularmente.

 

“Essas ações são essenciais para trabalhar com as crianças o respeito a si, ao outro e ao ambiente”, encerra a diretora Fabricia.


galeria de imagens