24/09/2018 - SME - Educação
Escola do Mar de Florianópolis realiza um abraço coletivo no mar
Em Canasvieiras, a programação contará com passeio de barco, caminhada e limpeza da areia da praia

foto/divulgação: SME

No sábado, dia 29, a Escola do Mar, projeto ligado à Secretaria Municipal de Educação, promoverá “Um abraço ao mar” na praia de Canasvieiras. Um cordão de mãos feito pelos participantes simbolizará um abraço ao mar, com intuito de congregar e sensibilizar a comunidade em geral a respeito do cuidado com o ambiente terrestre e marinho.

A humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Desenvolver a consciência e a percepção a respeito da importância do ambiente natural contribui para minimizar os impactos causados pela poluição e degradação dos ecossistemas da Ilha.

A Escola do Mar é responsável por atividades sobre sustentabilidade e preservação dos ambientes marinhos e ecossistemas costeiros de Florianópolis. Atende em média 2000 estudantes e 280 professores da rede municipal de ensino por ano, através de trilhas educativas e navegações com o barco-escola.  Valores como respeito à natureza são adquiridos pelos educandos que os repassam para os seus pais e à comunidade em que estão inseridos.

“A Secretaria de Educação de Florianópolis busca incentivar e apoiar projetos ambientais que levam para os estudantes a responsabilidade e a consciência social de cuidar do nosso patrimônio”, afirma o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.

O encontro terá início às 9h da manhã em frente à sede da Escola do Mar na praia de Canasvieiras. A programação conta com atividades ligadas à sustentabilidade, à tomada de consciência ecológica e o cuidado com o ambiente natural.

O “abraço” ocorrerá às 10h, seguido por uma caminhada de limpeza da praia. Todos os materiais coletados serão encaminhados para a Autarquia de Melhoramentos da Capital – Comcap, para serem reciclados ou terem o descarte adequado.

“Bitucas de cigarro, tampinhas de garrafa pet’s, sacos plásticos, embalagens de salgadinho e balas são materiais coletados constantemente nas praias”, conta Alexandre Saydelles, assessor técnico e pedagógico da Escola do Mar.

Um passeio pelo mar

A programação continua com um passeio pela costa norte da Ilha com os estudantes do quinto ano da Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea. O barco sairá do trapiche de Canasvieiras e seguirá até Ponta das Canas, passando pela ilha do francês até Jurerê, retornando ao trapiche.

O roteiro tem por objetivo sensibilizar as crianças sobre os impactos causados pela ação humana na vida marinha da região. Os educandos poderão observar os ecossistemas costeiros e a pressão urbana exercida pela ocupação desordenada da Costa.

Apoio

O evento conta com as parcerias da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM), Autarquia de Melhoramentos da Capital (COMCAP), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Parque Estadual do Rio vermelho, Grupo de Escoteiros do Sambaqui, Projeto Route Brasil e da Empresa Junior de Oceanografia, Associação dos pescadores de Canasvieiras e CONSEG-100. Tem o apoio também do comércio local, como o Direto do Campo de Canasvieiras e a empresa de mergulho Acquanauta Floripa.