10/12/2018 - SME - Educação
Prefeitura de Florianópolis irá reformar e ampliar 5 unidades educativas
Dentre as melhorias, a Escola Herondina terá mais 10 salas de aula e o Neim Fermínio Francisco Vieira 3 salas de atendimento

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

Os processos licitatórios para reforma e ampliação de cinco unidades educativas da rede municipal de ensino de Florianópolis foram assinados na sexta-feira pelo prefeito interino João Batista Nunes e pelo secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira. Serão beneficiados quatro núcleos de educação infantil municipal (Neims) e uma escola, em um investimento de mais de R$ 11 milhões. O prazo de execução das obras será de 12 meses.

Em Ingleses, na Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino será construído um bloco de três pavimentos, anexo ao já existente, com quase dois mil metros quadrados. Haverá 10 salas de aula, o que irá permitir o atendimento de aproximadamente 500 novos estudantes do primeiro ao nono ano. O anexo também terá sala informatizada, sala multimeios e salas para apoio pedagógico.

No Córrego Grande, o Neim Fermínio Francisco Vieira passará de 10 para 13 salas de atendimento. Mais 60 crianças, em média, poderão ser matriculadas na unidade educativa.

Terão ainda melhorias nos Neims Caetana Marcelina Dias (Ribeirão da Ilha), Doralice Maria Dias (Vargem do Bom Jesus) e Francisca Idalina Lopes (Morro das Pedras).

O prefeito interino frisou que se trata do maior montante de investimentos na educação simultâneo da história de Florianópolis. “São reformas e ampliações que buscam qualificar ainda mais os espaços educativos da rede municipal de ensino”, acrescentou João Batista.

Para o Secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, essas ações e obras atendem as expectativas de diversas comunidades da cidade. “Nossos Neims e escolas terão a infraestrutura adequada para as melhores práticas pedagógicas”, ressaltou.

As melhorias em cada unidade

1- EBM HERONDINA MEDEIROS ZEFERINO (INGLESES):

Construção de um novo bloco de 3 pavimentos anexo ao existente com 1980,00 m², com:

- Dez salas de aula;

- Sala informatizada;

- Duas salas para Coordenação Pedagógica;

- Três salas para Apoio Pedagógico;

- Sala Multimeios;

- Zeladoria;

- Dois Depósitos de Material de Limpeza (DML);

- Depósito/Almoxarifado;

- Biblioteca;

- Dois Terraços Jardim;

- Horta.

Reforma no prédio existente com 5381,00 m²:

- Pintura do prédio;

- Revisão da cobertura;

- Substituição de cerâmicas desgastadas.

2- NEIM FERMÍNIO FRANCISCO VIEIRA (CÓRREGO GRANDE):

Reforma total com área de 718 m2 e ampliação da edificação com 732,00 m², abrangendo as seguintes intervenções:

- Acessibilidade total da unidade com adequação dos níveis dos ambientes, passeios, calçadas;

- Ampliação da cozinha e refeitório;

- Ampliação da sala dos professores;

- Construção de novos ambientes administrativos;

- Construção de 3 novas salas de atividades, passando a ter 13 salas de atendimento;

- Construção de brinquedoteca;

- Construção de ateliê de artes na área externa;

- Substituição o piso cerâmico;

- Troca do telhado

- Substituição da instalação elétrica de toda a unidade;

- Climatização com renovação de ar nas salas de atividades e administrativas;

- Pintura geral da escola.

3- NEIM CAETANA MARCELINA DIAS (RIBEIRÃO DA ILHA):

Reforma total com área de 1.163,48m2 e ampliação da edificação com 218,00 m², abrangendo as seguintes intervenções:

- Ampliação dos espaços administrativos;

- Construção de nova sala dos professores e biblioteca;

- Reforma da cozinha;

- Reforma dos sanitários

- Troca do piso de toda a unidade;

- Climatização das Salas de Atividades e administrativas;

- Substituição da instalação elétrica de toda a unidade.

4- NEIM DORALICE MARIA DIAS (VARGEM DO BOM JESUS):

Reforma da edificação com área de 819,04 m²:

- Construção de novo pórtico de acesso coberto;

- Troca do telhado;

- Troca de pisos e  revestimentos;

- Demolição da parte antiga da escola – Serão construídas novas salas para suprir a demanda;

- Reforma dos sanitários infantis para o padrão SME;

- Substituição das esquadrias;

- Construção de solário;

- Ampliação do refeitório/pátio coberto;

- Ampliação dos ambientes administrativos;

- Substituição da instalação elétrica de toda a unidade;

- Climatização com renovação de ar nas salas de atividades e administrativas;

- Pintura geral da escola.

5- NEIM FRANCISCA IDALINA LOPES (MORRO DAS PEDRAS):

Reforma da edificação com área de 677,00 m², abrangendo as seguintes intervenções:

- Ampliação do pátio coberto/refeitório;

- Reforma e ampliação da área de serviços, lavanderia, cozinha e despensa;

- Troca do piso cerâmico interno da unidade;

- Pintura geral da escola;

- Troca do telhado;

- Substituição do forro de PVC por gesso acartonado;

- Climatização com renovação de ar nas salas de atividades e administrativas;

- Substituição da instalação elétrica de toda a unidade.