21/08/2009 - SMTTDE - Turismo
SETUR coordena projeto inédito de promoção de Florianópolis
...

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis coordenou uma reunião do Grupo de Trabalho montado por entidades participantes do Conselho Municipal de Turismo, a fim de elaborar estratégias de comercialização turística de eventos de fim de ano da Capital. Pertencem a este grupo a ABIH, Florianópolis Convention & Visitors Bureau, CDL e ACIF.

Esta é a primeira vez que entidades responsáveis pelo turismo na cidade se reúnem para elaborar estratégias de promover Florianópolis como um produto turístico. Foram montados quatro roteiros, sendo de quatro dias com três pernoites em Florianópolis. “Queremos fazer de todo o mês de dezembro um período de alta estação turística, o que não vem acontecendo, já que hoje a temporada começa apenas depois do Réveillon”, explica o coordenador do grupo de trabalho, Homero Gomes, Secretário Executivo da SETUR, que completou dizendo que este projeto foi facilitado em virtude da extensa programação de Natal prevista para este ano.

O primeiro roteiro é de 25 a 29 de novembro e prevê a abertura dos eventos de Natal, a inauguração da monumental árvore na Beira Mar Norte com 60 metros de altura, além de passeios nos principais pontos turísticos na Cidade.
O segundo roteiro é de 17 a 20 e dezembro com o auto de natal açoriano (apresentação de corais na Praça XV de Novembro) e apresentação do Balé Bolshoi. Já o terceiro roteiro, de 27 a 30 de dezembro, tem como ponto principal a apresentação internacional do tenor Andrea Boccelli. E o quatro roteiro, de 30 de dezembro a 02 de janeiro, terá como chamariz o Réveillon dos Sonhos com uma grande queima de fogos, sendo que os quatro pontos utilizados no ano anterior serão substituídos por vinte balsas ancoradas no mar, que proporcionará mais de 18 minutos de um show pirotécnico, com repercussão Nacional e Internacional.

O próximo passo do Grupo de Trabalho do Conselho Municipal de Turismo é fechar os preços dos pacotes turísticos, com as empresas de receptivo turístico e a rede hoteleira. “A idéia é que os preços sejam extremamente competitivos, para fazer com que Florianópolis antecipe sua estação turística em, pelo menos, 30 dias”, explica Homero Gomes.
Estes roteiros turísticos também pesarão positivamente na economia do município, a expectativa é que haja um incremento de cerca de R$300 milhões, além do aumento da oferta de empregos formais em toda a cadeia produtiva do turismo como hotéis, agências de viagem, agências de eventos, restaurantes, artesãos, etc.

“Queremos que Florianópolis deixe de ser um destino de sol e mar e passe a ser importante na realização de eventos e, assim como Gramado, seja um dos principais destinos no final do ano”, finaliza Homero.