14/01/2019 - SMS - Saúde
Programa Olha Floripa zera fila de espera para cirurgia de catarata
Prefeito Gean Loureiro esteve na Policlínica Continente nesta segunda-feira onde acompanhou a equipe médica e conversou com pacientes

foto/divulgação: Divulgação/pmf

Prefeito acompanha cirurgia de catarata

Implantado no mês de novembro do ano passado pela Prefeitura de Florianópolis, o Programa Olha Floripa já realizou aproximadamente 6 mil consultas oftalmológicas e nesta semana irá zerar a fila de espera para cirurgia de catarata. A fila de espera para esta cirurgia era de 544 pessoas.

Na tarde desta segunda-feira (14), o prefeito Gean Loureiro esteve na Policlínica Continente, local dos atendimentos, para acompanhar a equipe médica e conversar com os pacientes. “O programa muda a vida das pessoas, porque elas saem daqui enxergando ou então já com a requisição para o uso de óculos. Muitos estavam há anos na fila de espera e agora estão voltando para casa com o problema resolvido, isso para nós é gratificante”, diz.

A aposentada, Odete de Souza, 75 anos, moradora de Canasveiras, fez a cirurgia da catarata no olho esquerdo nesta segunda-feira. Ela conta que no mês de dezembro procurou a unidade de saúde porque estava sentindo dificuldade de ler. “O médico de família me atendeu, inseriu meu nome da fila de espera e pouco mais de um mês já estou sendo operada. O atendimento foi rápido e hoje saio daqui feliz. Vou conseguir fazer novamente umas das coisas que mais gosto que é ler”.

Até novembro do ano passado 20 mil pessoas aguardavam na fila de espera para consulta oftalmológica, hoje é de 13 mil pessoas. A estimativa é zerar a fila das consultas até o mês de agosto. “Nos primeiros meses, o programa está fazendo uma força tarefa para dar conta da fila de espera, após esse período nossa expectativa é que o tempo de atendimento de um paciente seja de no máximo 30 dias”, salienta o secretário adjunto da Saúde, Sandro Andretti.