01/09/2009 - SMTTDE - Turismo
Comissão trabalha para que Florianópolis sedie encontro mundial de regatas
...

Encabeçada pelo Prefeito Municipal de Florianópolis, a comissão formada por representantes da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Governo do Estado e iniciativa privada tem como objetivo estruturar um calendário de ações para a candidatura de Florianópolis como uma das cidades sede do Volvo Ocean Race, uma competição de regatas de volta ao mundo, com duração de oito meses.

A primeira reunião do grupo foi realizada nesta segunda-feira, e contou com a presença do Secretário Municipal de Turismo, Mário Cavallazzi, na ocasião representando o Prefeito Municipal, do Deputado Federal Paulo Bornhausen, do Secretário Municipal de Obras, João Nilton Alexandre, o Superintendente do IGEOF, Guilherme Pereira, e representantes da empresa Grupo Maior que atende a Volvo.

O Volvo Ocean Race é promovido pela VOR e acontece a cada três anos, com grande visibilidade na mídia esportiva mundial. A última edição, 2008-2009, que encerrou no mês de junho, foi a mais longa, com oito veleiros percorrendo 37.000 milhas náuticas e parando em 11 portos. O único porto em território brasileiro e sul americano que recebeu esta Regata nas três últimas edições (2002, 2006, 2009) foi o Rio de Janeiro, por isso, o interesse desta comissão em candidatar Florianópolis.

O processo de seleção dos nove portos mundiais que serão definidos como paradouros já iniciou e terá o resultado final anunciado no mês de janeiro de 2010. Por isso, o próximo passo da comissão é detectar parceiros para a construção da marina / porto, que deverá estar de acordo com as normas da organizadora do evento. “Um evento como o Volvo Ocean Race dará uma visibilidade importante para Florianópolis. A Prefeitura Municipal de Florianópolis está procurando apoiar eventos deste porte, pois, qualifica o turismo em nossa cidade e movimenta positivamente nossa economia, já que o público-alvo é de médio a alto poder aquisitivo. Estamos trabalhando para a candidatura da Capital com muito entusiasmo e alegria”, destacou Mário Cavallazzi, Secretário Municipal de Turismo.