08/05/2019 - SME - Educação
Neim Pântano do Sul e outras cinco unidades recebem ordem de serviço
Valor total investido pela Prefeitura de Florianópolis será mais de R$ 8 milhões

foto/divulgação: Chaiana Muller

O Núcleo de Educação Infantil Municipal Pântano do Sul ganhará um novo prédio para atender de 50 a 80 crianças.

A comunidade terá à disposição um empreendimento com duas salas de atendimento climatizadas, que juntamente com refeitório e banheiros ficarão no térreo. No pavimento superior serão as áreas administrativas, com sala para secretaria e direção, e de serviço, com cozinha e despensa.Haverá elevador.

A ordem de serviço para o início das obras foi dada pelo prefeito Gean Loureiro e pelo secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.

Com risco para as crianças e profissionais, o Neim foi interditado  por ter rupturas nas paredes. “Seria uma irresponsabilidade da Prefeitura deixar aquele espaço funcionando. Por isso, tomamos a medida de fechá-lo. Agora, a população terá instalações dignas”, disse o prefeito.

Serão investidos no empreendimento R$ 867.000,00. O prazo de conclusão das obras é de 12 meses.

Ainda no Sul da Ilha, será reformado e ampliado o Neim Armação, no valor de R$ 1.625. 000,00. Os trabalhos serão concluídos igualmente em 12 meses.

Haverá reforma da cozinha, despensa, lavanderia e sanitários infantis. Os solários serão ampliados. Ocorrerá troca de pisos e toda cobertura da edificação será substituída. Haverá igualmente aparelhos de ar-condicionado nas salas de atendimento.

O prefeito e o secretário de Educação também assinaram ordens de serviço para reforma e ampliação de outros quatro estabelecimentos de ensino.  Serão contemplados com obras os Neims Vila Cachoeira (Saco Grande), Sol Nascente (Saco Grande) e Paulo Michels (Sapé), além da Escola Básica Jurerê, que possui um Neim vinculado.  Esses valores somados chegam a R$ 5.694.000,00.

De acordo com Maurício Fernandes Pereira, todas as obras visam não só melhorar qualitativamente as unidades, mas regularizá-las de acordo com as exigências do corpo de bombeiros, vigilância sanitária e as normas de acessibilidade.

1- Reforma e ampliação do Neim Pântano do Sul

Valor da obra: R$ 867.741,34

Trabalhos a serem executados

- Demolição total do prédio existente e construção de um novo com dois pavimentos, passando de 131m² para 322m² de área construída;

- Ampliação do atendimento de uma para duas salas;

- No térreo serão as salas de atendimento, refeitório e banheiros;

- No pavimento superior serão as áreas administrativas (secretaria, direção) e de serviço (cozinha, despensa);

- Inclusão de elevador;

- Todas as salas de aula serão climatizadas.

2- Reforma e ampliação do Neim Armação

Valor da obra: R$ 1.625.723,26

*Trabalhos a serem executados*

- Reforma total e ampliação da edificação com área de 1.167,80 m²;

- Reforma da cozinha, despensa, recebimento e lavanderia;

- Reforma dos sanitários infantis;

- Ampliação dos solários;

- Troca dos pisos internos para piso laminado nas salas do G1 e G2;

- Reforma do telhado com a substituição de toda a cobertura da edificação;

- Climatização de todas as salas.

3- Reforma e ampliação do Neim Vila Cachoeira (Saco Grande)

Valor da obra: R$ 2.364.992,83

Trabalhos a serem executados

- Reforma total da escola, inclusive da edificação anexa (antigo centro comunitário) com área de 1.163 m²;

- Após a reforma, o antigo centro comunitário acomodará duas novas salas de atendimento, banheiro e sala de apoio pedagógico;

- Ao total serão 10 salas de atendimento;

- Fechamento de toda a escola com muro e grade novos;

- Rampa de acesso coberta ligando os blocos e nova rampa de entrada principal;

- Construção de solário para as salas de G1;

- Reforma de todos os sanitários.

4- Reforma do Neim Sol Nascente (Saco Grande)

Valor da obra: R$ 345.525,18

Prazo de conclusão: 6 meses

Crianças que serão atendidas: 60

-Pintura

-Substituição de esquadrias

-Revisão elétrica e hidráulica

-Recuperação da cobertura

-Paisagismo

A unidade é composta por: 4 salas de atendimento, refeitório, cozinha, sala de professores, sala de direção, lavanderia, despensa, solário, sanitários

5- Reforma e ampliação do Neim Paulo Michels (Sapé)

Valor da obra: R$ 1.138.801,84

- Reforma total da unidade com área de 524 m²;

- Serão 5 salas de atendimento;

- Alteração do layout interno, visando funcionalidade;

- Climatização em todas as salas de aula;

- Troca de toda a cobertura e piso cerâmico da escola com recuperação de todo o contrapiso que havia cedido;

- Substituição das esquadrias;

- Construção de miniquadra de esportes;

6-Reforma e ampliação EBM Jurerê / Neim Jurerê

Valor da obra: R$1.844.908,68

- Unidade passará de 465m² para 944m² de área construída em dois pavimentos;

- No total, serão 6 salas de atendimento entre ensino infantil e fundamental;

- O Neim será totalmente reformado, com a troca de revestimentos, reforma dos sanitários e troca da cobertura;

- O prédio da escola atual será demolido e no mesmo local será construída uma nova edificação com dois pavimentos, prevendo três salas de aula, sala de informática e biblioteca;

- Uma nova cozinha e novo refeitório serão construídos, ampliando sua capacidade.