23/05/2019 - SME - Educação
2,5 milhões investidos em jogos e brinquedos para creches e escolas
Ao todo, serão distribuídos mais de 69 mil equipamentos, incluindo os das salas multimeios

foto/divulgação: Arquivo SME

Todos os equipamentos foram previamente selecionados e avaliados por educadores.

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, está fazendo um investimento aproximado de R$ 2, 5 milhões em jogos e brinquedos  para as  escolas e núcleos de educação infantil.

 

Essa compra é três vezes maior do que o ultimo processo desse tipo, realizado em 2015.

 

Após licitação, 15 empresas foram contratadas para fornecimento de 183 tipos de equipamentos, totalizando 69.586 unidades. 

 

Todos os equipamentos foram previamente selecionados e avaliados por educadores. Conforme o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, a aquisição desses materiais auxiliará no desenvolvimento psicológico, social e motor das crianças.

 

Há compra de jogo de xadrez, quebra-cabeças, jogos de memória, dominós, banco imobiliário, bingos, torre de equilíbrio, pegas varetas gigantes, jogo da velha, boliche, cai não cai e soletrando.

 

 Outros brinquedos com intuito de auxiliar as crianças na imaginação também estão sendo adquiridos. Mesas educativas, bonecas de diferentes etnias, fantoches e maleta de kit-médico, são alguns exemplos.

  

Equipamentos para  estudantes com TEA, Deficiência e Altas Habilidades

 

As salas multimeios  das unidades educativas  também  foram equipadas  para que sejam ampliadas as possibilidades de trabalho com as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) , Deficiência e Altas Habilidades/Superdotação

 

Estes recursos visam contribuir com as estratégias no atendimento educacional especializado  e no ensino regular afim de estimular a criatividade, a interação, a concentração,  desenvolver conceitos básicos, entre outros benefícios. “Qualificamos o trabalho da educação especial quando diversificamos as formas  para a aprendizagem conceitual, cognitiva, acadêmica e social”, assinala o secretário de Educação,  Maurício Fernandes Pereira.

 

Jogos e brinquedos  para salas multimeios

 

Alfabeto móvel em E.V.A., alinhavos formas geométricas, alinhavos de vogais, alinhavos frutos e legumes, alinhavos vogais e números, bambolê com guizo, barras magnéticas, bola de tecido com guizp fizzy, cilada, conjunto de painéis psicomotores, dominó coletivo, dominó de adição com figuras, fantoche de animais, quebra-cabeça cubos animais, torre de equilíbrio, torre de Hanói, torre inteligente, tapete de atividades alfanumérico.


galeria de imagens