12/06/2019 - SMTCE - Cultura
Projeto Dança em Cena realiza sua 3ª Edição em Florianópolis

foto/divulgação: PMF

Dança em Cena

O Dança em Cena chega à terceira edição como evento fundamental para a democratização da dança em Florianópolis. Com programação ampliada — em 2019 serão cinco dias de mostras —, novidades como residência artística e grupos convidados, o evento ocorre de 12 a 16 de junho no Floripa Shopping. Tudo gratuito! 
Este ano, o projeto terá cinco dias de Mostra de Dança, duas noites de apresentações de companhias convidadas no Teatro Pedro Ivo, dois workshops de capacitação para profissionais, uma residência artística na comunidade Saco Grande e ainda apresentações especiais ao longo da mostra de algumas "tribos" de dança. 
Além dos ritmos como balé, jazz, dança contemporânea, street dance e dança de salão, entre outros, o evento também abre espaço para o K-Pop, dança baseada em ritmos do pop sul-coreano que é um fenômeno mundial, conta com uma legião de praticantes por aqui e, no entanto, ainda tem pouco acesso a festivais. 
O sucesso de público e participação de bailarinos nas duas primeiras edições reforça a vocação do Estado para a dança e evidencia a importância do Dança em Cena no meio, já que se trata de um projeto com inscrição e entrada gratuitas em todas as atividades e com programação eclética: tem espetáculos, performances, coreografias, oficinas, workshops e bailes de dança de salão. 
Dessa forma, proporciona o acesso à experiência de palco de forma democrática, com a possibilidade de participação de bailarinos de todas as idades e classes sociais — amadores e que têm sido destaque em festivais dança. Como consequência, o evento também contribui para formação de plateia. 
— Tanto em SC como em todo o país existe enorme dificuldade na manutenção das companhias e grupos profissionais. Diante disso, o objetivo do Dança em Cena é incentivar a pesquisa dos grupos que estão nessa busca. O critério da curadoria para a Mostra é identificar os trabalhos sendo desenvolvidos pela região e que estão em destaque no cenário da dança com pesquisas diferentes e que exploram diversas modalidades de dança — destaca Aline Menezes, diretora artística do evento. 
O Dança em Cena é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura no. 
O projeto tem o apoio cultural do Floripa Shopping e da Estapar. A coordenação geral é da Marte Cultural. 
Companhias convidadas
A Mostra do Dança em Cena ocorre durante cinco dias em 2019 e a programação está ainda mais diversificada. Além das apresentações dos inscritos, cada dia terá performance de grupos profissionais, alguns de fora do Estado. 
Entre os convidados, está a Cia Street Xtreme, de Curitiba, dirigida por Eládio Prados. Também está confirmada a Kaiorra Grupo de Dança, de Camboriú, dirigida por Iolanda Hann, grupo que está ativo no circuito da dança. 
K-Pop, um fenômeno mundial
O K-Pop é um movimento gigante no mundo inteiro. O nome fez referência à expressão em inglês Korean Pop, ou Pop Coreano. Começou como uma febre musical que expandiu a cultura pop sul-coreana – ficou mais conhecido depois da irresistível Gangnam Style, do rapper Psy, ganhar o globo. Hoje é um fenômeno a partir das boy e girl bands e suas coreografias — como o frenético girlgroup MOMOLAND e o hit BOOM BOOM ou a banda iKON, que estourou em 2018 com a música Love Scenario.Em SC, chegou há não muito tempo e já caiu no gosto de quem ama dançar. 
— A iniciativa de trazer para o evento essa modalidade é para ampliar o acesso aos jovens adolescentes a um meio saudável que incentiva o estudo da arte e que possam ir além dos estudos em casa, fechados com o mundo da internet. Assim, agregamos mais espectadores e futuros bailarinos, dedicados e estudiosos querendo se aperfeiçoar. Afinal, o K-Pop bebe muito da fonte das danças urbanas e sociais — diz Aline Menezes, diretora artística do evento. 
Celebra - Companhias em Destaque
O Celebra já é um tradicional evento paralelo que reúne em uma noite as companhias de dança com destaque na cena de Florianópolis de SC no Teatro Pedro Ivo. É a noite de gala do Dança em Cena e será no dia 15 de junho (sábado), a partir das 20h. 
Baile Arena - Espetáculo Interativo 
Outro evento aguardado do Dança em Cena é o Baile Arena, um espetáculo Interativo de Dança de Salão realizado no palco do Teatro Pedro Ivo. A ideia é convidar o público a se experimentar e experienciar a dança, borrando a fronteira do palco e da plateia. Assim, o artista vira público e o público vira artista, com apresentações de bailarinos e dançarinos locais e profissionais convidados. O ambiente é de um grande salão de baile, reproduzido com mesas, cadeiras e pista de dança. 
Residência Artística
Dentre as novidades desta edição está a Residência Artística para montagem de performance com jovens do Grupo de Dança do Conselho Comunitário do Saco Grande. O objetivo é montar uma coreografia para o grupo que depois será apresentado na Mostra do Dança em Cena. A residência será realizada pelos coreógrafos Gui Fant e Julia Milan. 
Programação completa 
Quarta,12/6
19h30 - Mostra de Dança, no Floripa Shopping - Abertura com Grupo Street Extreme (Curitiba); - Participação de grupos, escolas e companhias inscritas e convidadas. 
Quinta, 13/6 
19h30 - Mostra de Dança, no Floripa Shopping - Abertura com Companhia Atitude (Garopaba) - Participação de grupos, escolas e companhias inscritas e convidadas - Salão em Cena - Mostra do Núcleo Setorial de Dança de Salão - ACIF. 
Sexta,14/6
19h30 - Mostra de Dança, no Floripa Shopping - Abertura com Grupo Kaiorra (Camboriú) - Participação de grupos, escolas e companhias inscritas e convidadas 
Sábado, 15/6 
14h - Mostra de Dança, no Floripa Shopping - Abertura com cia xyz; - Participação de grupos, escolas e companhias inscritas e convidadas; - K-Pop em Cena 
20h - Celebra, no Teatro Pedro Ivo Campos - Uma noite para celebrar a dança em grande estilo com companhias que têm se destacado em mostras e festivais pelo país. 
Domingo,16/6
14h - Mostra de Dança, no Floripa Shopping - Abertura com cia xyz; - Participação de grupos, escolas e companhias inscritas e convidadas; - Urbanas em Cena 
20h - Baile Arena, no Teatro Pedro Ivo Campos - Espetáculo interativo de danças a dois, que proporciona a conexão entre o público e o artista através da proximidade com a cena, na vivência do palco em estilo arena.