29/08/2019 - SME - Educação
18 mil estudantes participam de hortas escolares na rede municipal
Em 69 unidades educacionais, programa visa trabalhar a educação ambiental e alimentar nos Neims, escolas e EJA

foto/divulgação: Arquivo SME

Escola intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus

Salsa, alface, cebolinha, tomate, cenoura, beterraba, couve, pimentão, rúcula, agrião, alecrim. Esses são alguns dos produtos das 69 hortas escolares da rede municipal de ensino de Florianópolis. Uma ferramenta pedagógica para trabalhar a educação ambiental e alimentar com 18 mil estudantes  da educação básica.

“Trata-se de um laboratório vivo, que proporciona que o conhecimento seja construído de forma interdisciplinar, com significado real, unindo teoria e prática”, destaca o Secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.

A horta escolar, pelo manuseio com a terra e do cultivo, permite aos estudantes perceberem todo o processo, do plantio até a colheita, e a necessidade do constante cuidado com as plantas.

Conforme a nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar (DEPAE) da Secretaria de Educação da Capital, Renata Faust, os estudantes também podem degustar os alimentos, sendo estimulados a experimentar verduras e legumes que eles mesmos plantaram, estimulando a adoção de hábitos alimentares saudáveis, a responsabilidade com o consumo consciente e a redução e descarte adequado dos resíduos.

No trabalho com a horta, todas as pessoas que compõem a comunidade escolar podem contribuir, são necessárias e desempenham uma importante função: cozinheiras, professores, corpo técnico-pedagógico, gestores públicos, estudantes, agricultores familiares e a comunidade externa da escola.

Das 69 hortas escolares, 16 estão localizadas nas escolas básicas municipais, 48 nos núcleos municipais de educação Infantil (NEIM’s) e 5 nos núcleos de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).

Hortas urbanas

A Secretaria Municipal de Educação (SME) participa do Colegiado do Programa Municipal de Agricultura Urbana (PMAU), criado pelo Decreto Municipal nº 17.688 de 2017, que tem como uma de suas prioridades o incentivo ao cultivo de hortas urbanas em espaços públicos, comunitários ou residenciais, como quintais, terraços, tetos, sacadas, escolas, creches, centros de saúde, centros de assistência social, entre outros. Além do desenvolvimento de atividades pedagógicas, lúdicas e terapêuticas para a população geral, priorizando estudantes, idosos e  pessoas com deficiências.

Pensando na temática ambiental, a SME criou o Comitê Intrassetorial de Educação para Sustentabilidade através da Portaria SME nº 179/2019 para normatizar os procedimentos relativos à organização de temas relacionados ao assunto na rede municipal de ensino.

Vantagens de ter uma horta na escola

- Promove estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões ambiental, alimentar e nutricional;

- Estimula o trabalho pedagógico dinâmico, participativo, prazeroso, inter e transdisciplinar;

- Proporciona descobertas;

- Gera aprendizagens múltiplas;

- Integra os diversos profissionais da escola por meio de temas relacionados com a educação ambiental, alimentar e nutricional.