10/01/2020 - GAPRE - Pessoa com Deficiência
Programa Porta a Porta leva pessoas com deficiência para um passeio na Ilha do Campeche

foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

Wesley Ribeiro, 9 anos, na cadeira anfíbia com Pedro Silva (sem camisa) com os motoristas do Porta a Porta. Entrou várias vezes no mar da Ilha do Campeche e curtiu o passeio.

A última quinta-feira foi diferente para doze pessoas com deficiência física. O dia ensolarado na Capital foi apenas um dos atrativos entre os diversos momentos especiais que essa turma vivenciou. Com auxílio do programa Porta a Porta, resultado de um convênio entre Prefeitura de Florianópolis e Aflodef, eles chegaram com segurança até a praia da Armação, onde embarcaram rumo a Ilha do Campeche. A Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Armação doou o transporte de barco de ida e volta da Ilha.

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina acompanharam todo o trajeto pelo mar e também na embarcação. Os profissionais ainda auxiliaram na segurança dos deficientes físicos durante o tempo de permanência deles no mar.

“O Porta a Porta veio para garantir a inclusão dos deficientes físicos e proporcionar momentos que eles vão lembrar durante toda a vida”, comenta o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Mayara Kelly Machado, de 24 anos, é mãe do pequeno Mike, de 5 anos e sempre conta com o programa Porta a Porta para levar seu filho para a creche. O passeio até a Ilha do Campeche foi a primeira vez que ela utilizou para uma atividade de lazer. Diagnosticado com paralisia cerebral aos nove meses de idade, ele foi um dos deficientes físicos que aproveitaram o dia na Ilha.

Enquanto Mayara embalava Mike em uma bóia na água, o pequeno não escondia a animação ao bater as mãos na água. “É maravilhoso ter essa oportunidade. O Mike ama estar na água. É uma sensação incrível conhecer esse paraíso. Não tenho palavras. Ele ama a natureza, a água, estar em contato com a areia da praia. Quando ele chegou aqui já ficou todo animado”, afirmou Mayara.

“Eu diria para os pais que estão em casa, que tem filhos com deficiência, para saírem e passear com eles. São crianças como qualquer outra, que precisam sentir o mar, a areia”, finaliza a mãe.

Wesley Ribeiro, 9 anos, também aproveitou muito o passeio. Entrou no mar várias vezes e não queria sair. “Tem muita gente aqui perto para cuidar de mim, por isso que eu gosto de ir mais para o fundo”, contou.

“Eu senti uma paz e muita alegria de estar neste lugar”, comentou Pedro Silva, 15 anos.

A praia é para todos

Este é o segundo ano de funcionamento do programa Dax um banho, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Florianópolis, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e Aflodef. Quem não tem condições de se locomover até uma das praias pode se cadastrar na Aflodef e utilizar o Porta a Porta por meio de um agendamento prévio pelo (48) 3228.3232.
As praias acessíveis são: Ponta das Canas, Canasvieiras, Ingleses, Barra da Lagoa, Joaquina, Lagoa do Peri e Campeche. Os pontos exatos de onde o serviço é operado pode ser acessado no aplicativo Praia Segura, disponível para Android.