03/11/2009 - SEMAS - Social
Programa Viver Ativo promoveu Torneio de Voleibol Adaptado para Idosos
Torneio de voleibol adaptado para Idosos foi realizado no mês de novembro

foto/divulgação:

Equipe vencedora

Os idosos têm encontrado no exercício físico, cada vez mais, formas de melhorar e manter a saúde física, mental e social. A Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis, por meio do Programa “Viver Ativo”, vem desenvolvendo diversas ações que oportunizam essa vivência por intermédio de atividades saudáveis, favorecendo a confraternização entre diversos grupos na própria comunidade.

O Voleibol Adaptado para Idosos é uma das propostas do Programa Viver Ativo. Por ser uma atividade em equipe, essa modalidade estimula no idoso a solução de dificuldades na busca de um objetivo, fazendo com que ele as compartilhe enquanto aprende com as diferenças individuais encontradas no restante do time. O Voleibol sofreu adaptações do "Vôlei" e do “Câmbio”, moldando-se para se adaptar ao perfil dos idosos participantes, visando possibilitar maior adesão à prática, respeitando as limitações decorrentes do envelhecimento, proporcionando no idoso a sensação de “sentir-se capaz”.

As ações do Programa Viver Ativo, por meio do Torneio de Voleibol Adaptado, vão ao encontro do que prega a Política Nacional e Municipal do Idoso. Ela preconiza que é dever dos órgãos governamentais “incentivar os movimentos de idosos e desenvolver atividades culturais” e “criar programas de lazer, esporte e atividades físicas que proporcionem a melhoria da qualidade de vida do idoso e estimulem sua participação na comunidade”, conforme a Lei N° 8.842/94 e a Lei N° 5.371/98.

O Torneio de Voleibol Adaptado, para Idosos que participam dos grupos de ginástica do Programa Viver Ativo, foi realizado no dia 13 de novembro de 2009, das 13:00 às 17:00 horas, no Ginásio de Esporte do Centro de Desportos da UFSC, na Trindade. Participaram 13 equipes, com 10 jogadores cada. Ao todo, compareceram 400 pessoas, contando-se também os torcedores ou convidados. A equipe do Canto do Rio sagrou-se campeã,  ficando a do Balneário do Estreito em segundo lugar, do Saco dos Limões em terceiro(equipe B) e a da Barra da Lagoa (equipe B) em quarto.

Ao término do evento, os quatro melhores colocados reberam troféus e medalhas. O time vencedor do Torneio foi treinado para concorrer a uma vaga nos Jogos Abertos de Santa Catarina para Terceira Idade (JASCTI). Confira como foi a a programação:

PROGRAMAÇÃO:

12h30 – Recepção e organização das equipes

(Figueira: equipes A e B, Balneário, Barra da Lagoa: equipes A e B, Ingleses, Canasvieiras: equipes A e B, Saco dos Limões: equipes A e B, Capoeiras, Morro das Pedras, Canto do Rio)

13h00 - Apresentação da equipe de vôlei do CDS/UFSC – Demonstração do “Cambio” p/ JASCTI

13h30 – Solenidade de Abertura

14h00 – Início do Torneio