18/02/2020 - RESIDUOS - Comcap
Comcap vai ocupar 250 pessoas na limpeza das festas públicas de Carnaval
Este ano, Comcap vai dispor equipamentos para coleta seletiva de recicláveis

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli/Divulgação Comcap

José Carlos da Costa com a bernunça criada na Comcap

Mais de 250 pessoas vão trabalhar diretamente na limpeza pública das festas de Carnaval de Florianópolis. De acordo com o presidente da Comcap, Márcio Alves, a programação foi feita pela Diretoria de Operações com os gerentes das bases operacionais e da coleta seletiva, focando num contingente necessário com o menor impacto possível sobre os custos públicos.

A Operação Carnaval 2020 da Comcap, anuncia ele, terá coleta seletiva de materiais recicláveis no Centro e na Passarela Nego Quirido. Pela primeira vez, a Comcap vai dispor equipamentos para os foliões entregarem de forma separada o vidro, metal, plástico e papel. Já estão instalados no Centro quatro pontos de entrega voluntária (PEVs) de Vidro, decorados com a bernunça, mascote da Comcap, e serão colocados mais 50 latões na cor azul, identificados para recicláveis. Outros 50 latões cinza foram preparados e identificados para rejeito.

 

Coleta seletiva pela primeira vez

 

“A Comcap terá equipamentos e logística para coleta seletiva de recicláveis, mas só será possível encaminhar o material para a reciclagem se os foliões separarem de forma adequada e responsável”, aponta Márcio Alves. “Para a meta Floripa Lixo Zero 2030 temos de caminhar e reciclar hábitos. A Comcap está dando esse passo também no Carnaval e depende da colaboração de quem vai brincar no Centro.”

A orientação da Comcap é que folião use copos retornáveis e, na medida do possível, mantenha as embalagens vazias em coolers, sacolas e caixas de isopor para encaminhar à coleta seletiva no seu domicílio. O que for descartar no Centro, que seja separado duas frações: rejeito (o que não tem jeito, vai para aterro sanitário) e recicláveis (embalagens de plástico, vidro, metal e papel).

 

Também nos camarotes

De forma inédita, a Comcap assumiu este ano a limpeza dos camarotes da Passarela Nego Quirido, ao celebrar contrato de prestação de serviço com a empresa RK Eventos. Na pista, onde sempre cuidou da limpeza, a Comcap levará este ano como alegoria a bernunça articulada, de oito metros de comprimento, produzida com materiais reciclados dentro da autarquia.

 

Comcap em toda a cidade

 

Centro

 

  • 72 empregados vão se revezar na limpeza nos turnos da manhã, tarde e noite, sendo que no sábado (22) será alocado o maior contingente com 20 pessoas das 18h à meia-noite e 52 pessoas das 22h às 6h

 

Leste

 

  • 35 pessoas vão limpar as festas públicas na Lagoa da Conceição, Joaquina, Praia Mole, Barra da Lagoa, Rio Vermelho, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui

 

Norte

 

  • 40 pessoas vão trabalhar na limpeza das festas de Carnaval no domingo e 35 na terça

 

Sul

 

  • 9 pessoas no Pântano do Sul no domingo e na terça
  • 6 pessoas no domingo e na terça na Armação
  • 13 pessoas na terça no Campeche, para a limpeza pós-Onodi

 

 

Continente

 

  • 9 pessoas vão trabalhar na limpeza das festas públicas de Carnaval.

 

 

Remoção e lavação

Depois da varrição das vias, são acionadas as equipes de coleta e  remoção  para recolher e encaminhar os sacos de resíduos. Também equipes  de lavação.

Além dos 100 latões para rejeito e recicláveis e os PEVs de Vidro, a Comcap vai operar com veículo utilitário, caminhão  hidrojato e caixas estacionárias.  Vinte e três pessoas serão ocupadas nessas funções.

 

Geração em queda

Em 2019, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, coletou 52,8 toneladas de resíduos sólidos nas festas públicas de Carnaval. Do total, 6,3 toneladas foram de garrafas de vidro que, dispostas nos pontos de entrega voluntária (PEVs) de Vidro.

No total, a geração de resíduos foi 6% menor do que no Carnaval de 2018, quando foram recolhidas 56 toneladas de resíduos do Centro da cidade.

Neste Carnaval, já foram recolhidas 5,6 toneladas de resíduos na limpeza do Berbigão do Boca e 1,5 toneladas no pré-Carnaval na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz. Dessa quantidade, nada pode ser encaminhado à reciclagem porque foi jogada ao chão ou havia rejeito misturado nos latões.

 

COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES

A coleta de resíduos sólidos domiciliares, que nesse período de verão tem sido em média de 723 toneladas por dia na convencional e 43 toneladas na seletiva, será feita normalmente durante o Carnaval, com pequena alteração apenas na terça-feira, quando não haverá coleta convencional noturna no Centro nem seletiva.

 

21, sexta-feira

Coleta convencional e seletiva normais

 

22, sábado

Coleta convencional e seletiva normais

 

23, domingo

Coleta convencional e seletiva normais

 

24, segunda

Coleta convencional e seletiva normais

 

25, terça-feira

Coleta convencional normal de manhã e à tarde

Não haverá coleta noturna no Centro. Serão feitos os roteiros alternados do Sul da Ilha, Carianos, Bacia do Itacorubi e Continente

Não haverá coleta seletiva

 

26, Quarta-feira de Cinzas

Coleta convencional e seletiva normais.


galeria de imagens