31/03/2020 - SEMAS - Social
Respeitando as normas de vigilância, Passarela da Cidadania segue atendendo as pessoas em situação de rua
Com refeições durante o dia e amplo local para pernoite, cerca de 200 pessoas estão sendo atendidas. Confira como estão todos os serviços da Secretaria de Assistência Social

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Passarela da Cidadania

Nos últimos 15 dias, o trabalho com as pessoas em situação de rua em Florianópolis teve que se readaptar. Com a publicação dos decretos municipal e estadual, as medidas de combate a disseminação do COVID-19 na capital, os esforços para atender todos aqueles que precisam de alimentação e local para tomar banho e pernoitar se concentraram na Passarela da Cidadania, na Passarela do Samba Nego Quiridu.

O espaço foi ampliado, e agora recebe também cerca de 80 pessoas que estavam sendo atendidas no abrigo do Jardim Atlântico. Ao todo, agora são duas áreas na Passarela atendendendo cerca de 200 pessoas por dia. Foram disponibilizados também, banheiros móveis e lavatórios móveis para as mãos. 

 O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) está fechado, e apenas a Passarela está recebendo novas pessoas.

Todas as ações ofertadas são realizadas respeitando o distanciamento recomendado e seguindo as demais orientações da Vigilância em Saúde do Município e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Também foi distribuído álcool gel e disponibilizados banheiros extras para que eles possam lavar as mãos e fazerem higienização.

Através da Rede Solidária Somar Floripa, e do grupo intitulado “Rede com a Rua” que une coletivos da sociedade civil que já atuavam com pessoas em situação de rua, a Prefeitura também está arrecadando colchões e demais itens para ajudar as pessoas em situação de rua na Passarela. A empresa WOA doou 75 colchões para o espaço, a Quantum Engenharia doou 70, e o Koerich entregou mais 55 itens a Karsten contribuiu com a doação de roupas de cama. A população que quiser fazer a compra de colchões pode acessar este link: https://www.koerich.com.br/ajudefloripa

Estão trabalhando nessa força-tarefa os servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, voluntários da Rede Somar Floripa, funcionários da rede conveniada e dos coletivos da sociedade civil “Rede com a rua”.


galeria de imagens