03/06/2020 - RESIDUOS - Comunicação
PMF promove Dia do Meio Ambiente com foco na mudança de comportamentos
Novos serviços públicos serão anunciados como coleta seletiva de verdes

foto/divulgação: Divulgação PMF

Dia Mundial do Meio Ambiente em Floripa

A Prefeitura de Florianópolis aproveita o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) para anunciar o inovador serviço de coleta seletiva domiciliar de verdes (restos de poda) e a ampliação da rede de entrega voluntária de vidros. A organização do evento compartilhada pela Floram, Comcap e rede solidária Somar Floripa foca na promoção de práticas sustentáveis alinhadas às metas Floripa Lixo Zero 2030. Os encontros seguirão a etiqueta de prevenção à Covid-19.

As atividades e debates vão priorizar a conscientização ambiental, integração, cooperação e a soma de esforços. Atendendo à orientação da Organização das Nações Unidas (ONU), o tema biodiversidade do Dia Mundial do Meio Ambiente será conectado ao cenário de mudança de comportamento provocado pela pandemia da Covid-19.

O distanciamento social, por exemplo, aumentou a geração de resíduos nas residências e diminuiu nos setores de comércio e serviços. As novas demandas e percepções sobre coleta seletiva e valorização de orgânicos, durante a crise sanitária, e seus efeitos sobre os ambientes urbano e marinho são algumas das linhas de conversa que o poder público municipal pretende manter com a sociedade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. Assim como o uso e garantia de espaços verdes coletivos na cidade.

Por conta da pandemia, as atividades serão realizadas de forma não presencial. Serão rodas de conversas, palestras, oficinas educativas e aulas on-line.

Sexta-feira (5 de junho)

8h - Demonstração da coleta seletiva de verdes que iniciará em 10 de junho conforme calendário por bairro, com o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, e representantes da Comcap.

10h às 12h - Painel sobre Espaços Verdes Urbanos, com o vice-prefeito João Batista Nunes, superintendente da Floram, Rafael Poletto, presidente da Comcap, Lucas Arruda, e senador Dário Berger, pela Frente Parlamentar Catarinense.

14h - LIVE - Painel sobre Biodiversidade com participação dos técnicos da Floram representando a Diretoria de Gestão Ambiental Mauro Costa, Camila Ayroza e Henrique Reis, e a Diretoria de Fiscalização Fabio Wiggers. Coordenação Silvane Dalpiaz do Carmo.

16h30min - Inauguração da nova rede de pontos de entrega voluntária (PEVs) de vidros. Serão instalados nas próximas semanas 50 contentores de 2,5 mil litros mais do que duplicando a rede atual que tem 38 PEVs.

17h às 19h30min - Painel sobre o Floripa Lixo Zero 2030: Novas Alternativas de Gestão dos Resíduos, realizado pela Comcap.