09/09/2010 - RESIDUOS - Meio Ambiente
Coleta seletiva diária no Centro de Florianópolis
Prefeitura e Comcap em parceria com FloripAmanhã e Nosso Lixo lançaram Projeto Recicla Bem para lojistas do Centro da Capital

Discurso do presidente da Comcap, Wilson Cancian Lopes, no lançamento do Programa Recicla Bem

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Comcap, e as organizações FloripAmanhã e Nosso Lixo realizaram mutirão educativo no Mercado Público e no Camelódromo Municipais nesta sexta-feira (10 de setembro), ocasião em que foi lançado o Projeto Recicla Bem Floripa.

O projeto tem o objetivo de tornar o Centro da Capital uma referência de sustentabilidade na gestão dos resíduos sólidos, explica a gerente do Departamento Técnico da Comcap, engenheira Flávia Guimarães Orofino.

Ganho de R$ 1,5 milhão ao ano para a cidade

Desde que a coleta seletiva passou a ser realizada diariamente pela Comcap, em fevereiro de 2009, informa o presidente Wilson Cancian Lopes, o Centro passou a responder por 30% da produção total da coleta seletiva na cidade.  “A média de 190 toneladas que coletávamos por mês em toda a cidade até o ano de 2008, hoje é tirada somente do Centro de Florianópolis”, compara Lopes.

Em 2009, a Comcap coletou em torno de 5 mil toneladas de materiais recicláveis em Florianópolis o que representa um valor estimado de R$ 1,5 milhão em ganhos para a cidade. Além da redução do custo público com aterramento de lixo, a coleta seletiva fomenta receita nas associações de catadores. Os materiais doados pela prefeitura permitem hoje a remuneração de pelo menos 120 pessoas.

Melhorar a separação dos resíduos

De acordo com a gerente da Divisão de Coleta Seletiva, Maria Cristina de Oliveira Monteiro, contudo, ainda é preciso incentivar uma melhor separação dos materiais. “Para potencializar os ganhos ambientais e sociais, precisamos estimular o cidadão a separar adequadamente os materiais. Essa primeira atitude é fundamental para toda a cadeia da reciclagem”, aponta, sobre a conveniência de ações de educação ambiental como esta promovida em parceria com Nosso Lixo e FloripAmanhã.

CONFIRA A LISTA DAS RUAS ONDE A SELETIVA É DIÁRIO NO CENTRO

CONFIRA A ENTREVISTA CONCEDIDA POR CHICO E BENTA À REPÓRTER SABRINA RIZZI, DA RÁDIO GUARUJÁ.

Mutirão de educação ambiental

QUANDO 10 de setembro de 2010 SEXTA-FEIRA a partir das 9h

ONDE Vão Central do Mercado Público

• 9h - Abertura – Lançamento do Projeto Recicla Bem Floripa

1.      Manifestações de representantes da Comcap, FloripAmanhã,  Nosso Lixo e Administração do Mercado e Camelódromo - PMF;

2.      Apresentação do esquete teatral Chico e Benta |||  Clique para ver vídeo

3.      Apresentação Dona Tainha e Vento Sul - Meu Planeta (clique para ver o vídeo)  e Gire e Grite (clique para ver o vídeo)

4.      Exposições com materiais recicláveis e informativos dos parceiros

Após a abertura Chico e Benta e Dona Tainha e Vento Sul juntamente com toda a equipe de divulgação percorrem o Camelódromo Municipal para a abordagem aos lojistas.

• 12h – Almoço
  • 13h30min – Segue abordagem aos lojistas do Mercado Público e entorno.
  • 17h – Encerramento das atividades.

OBJETIVOS DO PROJETO

• Transformar o Centro da Capital em modelo de sustentabilidade na questão dos resíduos sólidos
  • Tornar o Centro de Florianópolis um modelo de reciclagem dos resíduos sólidos
  • Sensibilizar os lojistas para participar da coleta seletiva realizada diariamente, de segunda a sexta-feira, às 19h
  • Orientar como proceder na separação dos materiais recicláveis e como dispor estes para a coleta seletiva.
  • Agregar valor ambiental ao estabelecimento de comércio e serviço com a destinação adequada dos resíduos sólidos
  • Melhorar o fluxo de trânsito e a qualidade da paisagem do Centro
  • Dar condições adequadas de trabalho aos catadores
  • Contribuir com a preservação ambiental.

O mutirão foi realizado por empregados da Comcap, componentes da ong Nosso Lixo e voluntários da UFSC e IF-SC. Os materiais promocionais foram confeccionados pela Propague em atendimento ao FloripAmanhã. O almoço foi cortesia do Restaurante Central da Vidal Ramos.