05/10/2022 - SME - Educação
Mostra de Cinema Infantil será exibida na rede municipal de ensino de Florianópolis
Com o tema “Cinema, Infâncias e Cidade”, a 21ª edição do evento será transmitida em 38 escolas, 58 creches e 11 sedes do Programa Bairro Educador da Secretaria Municipal de Educação.

foto/divulgação: Carolina Arruda

Mostra de Cinema Infantil

 

O mês de outubro chegou e trouxe com ele muita música e filmes para divertir a criançada durante a 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que começa nesta sexta-feira (7) e vai até o dia 22.
 
Shows musicais, oficinas para crianças, lançamento de livro, sessões de cinema presenciais e debates com diretores(as) de filmes nacionais, são algumas das atividades que fazem parte da programação, inteiramente gratuita, do evento.
 
Neste ano, a Mostra será exibida pela primeira vez, paralelamente, nas unidades de ensino infantil e fundamental do município, além das sedes do Programa Bairro Educador da Secretaria de Educação.
 
Com o tema “Cinema, Infâncias e Cidade”, 38 escolas, 58 creches e 11 bairros educadores farão parte da parceria inédita entre o festival e a Prefeitura de Florianópolis. 
 
Para que a iniciativa seja realizada com sucesso, cerca de 110 educadores da rede municipal participaram de uma formação com a coordenadora do evento, Luiza Lins, em que receberam material e orientação para as sessões de cinema nas unidades educativas.
 
Cada instituição de ensino participante receberá um link com os filmes selecionados para serem apresentados aos estudantes. A ideia é que a garotada possa aproveitar a oportunidade para conhecer produções nacionais que abordam as diversidades brasileiras.
 
Duas décadas levando arte e cultura para a garotada 
 
A 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma iniciativa de incentivo à valorização do cinema nacional para o público infantil. Desde sua primeira edição, em 2001, o projeto já exibiu cerca de 1.200 curtas e longas-metragens para mais de 1 milhão de crianças e adolescentes.
 
Para os pequenos, além das sessões de cinema, são promovidas experiências artísticas afetivas, sorteio de livros, pipoca gratuita e oficinas de audiovisual.
 
Aos realizadores, são oferecidas capacitações com o objetivo de atualizar e valorizar os conteúdos produzidos para cada instituição de ensino. Também são feitos pitchings - discursos de vendas - para apresentar o mercado de filmes brasileiros e internacionais para os profissionais.
 
Os professores participam do evento através de palestras sobre o audiovisual em contextos educativos que visam levar a arte para mais jovens durante todo o ano.
 
A ação é uma realização da lei do incentivo à cultura, do governo federal, ministério do turismo e Secretaria Especial da Cultura, com a parceria do Departamento de Bibliotecas Públicas e Comunitárias da Secretaria de Educação de Florianópolis, entre outras empresas.
 
Serviço
 
21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
 
7 a 22 de outubro de 2022 || Gratuito 
 
7/10 - cinema do CIC, às 9h
 
8 a 16/10 - Teatro Governador Pedro Ivo | Centro Administrativo do Governo de SC, diversos horários
 
17 a 21/10 - Cinema do CIC - Centro Integrado de Cultura, diversos horários
 
20/10 - Reitoria da UFSC, às 14h
 
20/10 - Vila Aparecida, 19h
 
21/10 - Largo da Alfândega, 19h
 
Para assistir aos filmes, os interessados devem ir até o local da exibição e retirar seus ingressos na bilheteria. Quem quiser assistir ao show “Crianceiras” com poesias do Mário Quintana cantadas por Márcio de Camillo, deverá ir ao Teatro Pedro Ivo, a partir de 8/10, onde serão distribuídos vouchers para serem trocados por ingressos no dia do espetáculo. 
 
As Inscrições para o Fórum Cinema e Educação 2022 deve ser realizada no link: https://www.mostradecinemainfantil.com.br/inscricoes-forum-cinema-educacao/  e para o lançamento do livro: Cidade, gênero e infância: https://www.mostradecinemainfantil.com.br/inscricao-para-o-lancamento-do-livro-cidade-genero-e-infancia/
 
A programação completa pode ser consultada no link: www.mostradecinemainfantil.com.br
 


galeria de imagens