04/04/2023 - SME - Educação
Vai começar a 14ª Semana Municipal do Livro Infantil
A iniciativa da Secretaria de Educação de Florianópolis será realizada entre os dias 10 e 18 de abril e abrangerá mais de 40 mil estudantes da rede municipal de ensino da Capital

foto/divulgação: Arquivo SME

14ª Semana Municipal do Livro Infantil

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, realizará a maior edição da Semana Municipal do Livro Infantil, marcada para acontecer entre os dias 10 e 18 de abril, expandindo-a para que possa atingir cada vez mais crianças e adolescentes da Capital.

A abertura ocorrerá  às 9 horas da manhã  da próxima segunda-feira (10) na Escola Básica Municipal José Jacinto Cardoso. Na unidade educativa, localizada na Serrinha, será lançado o livro “Fome de quê?”, de Raquel Ribeiro. A obra aborda uma conversa entre três crianças a respeito da  relação com a comida e os bichos.

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, o evento terá todo tipo de cultura. “A semana despertará as crianças para a  leitura não obrigatória, mas, sim, como algo prazeroso”.

A 14ª edição, organizada pela Divisão de Bibliotecas Públicas, Escolares e Comunitárias (DIBEC), contará com novidades como a inclusão de atividades artísticas e culturais em todas as 123 unidades educativas municipais, sendo 38 escolas básicas e 85 núcleos de educação infantil, e  nas 12 sedes do Programa Bairro Educador.

O cronograma para atender os mais de 40 mil estudantes da rede municipal de ensino inclui contações de história com escritores regionais e personagens da Divisão de Projetos Especiais da SME, peças teatrais, oficinas de desenho, palestra com o regente da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, e muito mais.

Além disso, também estão programadas diversas oficinas e eventos que serão abertos ao público em geral, como lançamento de livros, exibições de filmes infantis, sorteio de 2 passaportes para o Beto Carrero World, contoterapia, apresentação do boi de mamão do Bairro Educador, peças teatrais, entre outros.

As atividades irão ocorrer no Museu Cruz e Sousa, Praça XV de Novembro, Praça Fernando Machado, Bosque Pedro Medeiros, Livraria Paulus, Centro Integrado de Cultura (CIC), SESC Prainha, Fundação Cultural BADESC, Hospital Infantil Joana de Gusmão, Livraria Divertida, Centro de Educação Continuada e UFSC.

Selfie premiada

Em conjunto com a Band FM, será realizado o sorteio de 2 passaportes para o Beto Carrero World aos estudantes da Capital que publicarem uma foto na temática “literatura” durante a Semana Municipal do Livro Infantil. A foto deverá ser compartilhada nos stories do Instagram, de maneira pública, marcando os perfis: @bandfmfloripa, @dibec.sme, @pmfeduca e usando a hashtag #semanamunicipaldolivroinfantil2023.

Ao término do evento, no dia 18 de abril, os dois ganhadores serão revelados pelo perfil oficial da Band FM Floripa. Ainda será divulgada uma terceira foto premiada, a mais criativa, que será contemplada como um bônus, de maneira surpresa.

CLIQUE E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: