04/10/2010 - FLORAM - Meio Ambiente
Benefícios com o plantio de plantas
Além do prazer em plantar,cuidar do jardim, regar diariamente,há o retorno de assistir o desenvolvimento de cada espécie nativa.

foto/divulgação: Jorge Pires

No Parque da Lagoa do Peri encontra-se um dos hortos da cidade de Florianópolis

 

O benefício do plantio de plantas para a nossa saúde começa com a renovação do ar no ambiente. Explica o biólogo da Floram Luiz Pazini que através do processo chamado fotossíntese as plantas realizam a filtração de ar, onde o dióxido de carbono (CO2) é absorvido e devolvido ao ar em forma de oxigênio (O2). “O ciclo habitual da fotossíntese normalmente acontece de manhã, pois aproveitam a luz solar. Porém há outros grupos de plantas pertencentes a ambientes mais calorosos, que invertem a ordem e realizam a fotossíntese à noite”.

 

O especialista Paulo Heib escreve em seu blog flor plantas que é aconselhável combinar ambas as classes de plantas para desfrutar do ciclo 24 horas do dia. “Uma planta também acrescenta umidade no ar. Isto é benéfico para ter a nossa garganta e pele, entre outras, bem hidratadas. As plantas absorvem gases nocivos, como alguns componentes do tabaco. Assim, podemos dizer que atuam contra a poluição, já que com a ajuda de algumas bactérias que se encontram na raiz, transformam estes gases em nutrientes”.

 

 

Paulo conta que para os alérgicos a pó, as plantas podem ser muito benéficas pois reduzem a presença de pó no ar em até 20%. “As plantas reduzem o ruído no ambiente, especialmente em lugares fechados”.

 

Para o diretor superintendente da Floram Gerson Basso, a Floram atende uma demanda de doação de mudas para associações, escolas e quando possível, faz-se a doação para munícipes. Porém esta prática só acontece em ocasiões especiais, pois a legislação não autoriza para o que é privado.