04/11/2010 - SME - Educação
Um Computador por Aluno chega a Vítor Miguel
Projeto de inclusão digital, UCA, vai beneficiar mais de 300 estudantes da unidade do Itacorubi.

UCA - Um Computador por Aluno

Entre os 150 estabelecimentos de ensino público do país que foram beneficiados pelo projeto UCA, Um Computador por Aluno, está a Escola Básica Municipal Vítor Miguel de Souza, em Florianópolis, localizada no bairro Itacorubi. Numa parceria do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação da Capital, os equipamentos serão repassados oficialmente à unidade nesta sexta-feira (15), a partir das 14 horas.

Conforme o Secretário de Educação, para que a Vitor Miguel participasse da iniciativa foi protocolado um pedido, junto ao MEC, já em 2006. Para Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, o UCA visa criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. O Ministério da Educação distribuiu um total de 150 mil microcomputadores nos 27 estados, sendo que 60 mil deles já estão em uso.

O projeto UCA, com laptops Classmate, irá contemplar 316 estudantes da Vítor Miguel de Souza, além de 35 profissionais de Educação. Os equipamentos terão fins pedagógicos e os alunos, além de utilizarem as máquinas no estabelecimento de ensino, poderão levá-las para casa. Os professores da escola receberão formação do governo federal, juntamente com a equipe do  Núcleo de Tecnologia Municipal da SME, e assessoria da Diretoria de Ensino Fundamental.

A utilização do laptop servirá como incentivo para que os alunos aprendam com maior facilidade os conteúdos das disciplinas, avalia Ricardo Paz, diretor da escola. “Os alunos terão condições, por exemplo, de acessar a internet para pesquisas, o que poderá incentivá-los  ainda mais a estudar”, complementa.

Contra Roubo

Cada laptop foi equipado com um sistema de monitoramento de segurança via Internet para que o equipamento não seja roubado. Mas caso a máquina seja furtada, ela não poderá ser utilizada, uma vez que será desativada a distância por técnicos do Governo federal. Há também uma outra forma de bloqueio: se os laptops não se conectarem regularmente ao servidor instalado na escola, o próprio sistema acionará o bloqueio internamente. Assim, o microcomputador não tem nenhum valor cometrcial sendo de uso exclusivo dos professores e dos estudantes e suas famílias.

Características do Classmate

-Tela LCD de 7 polegadas

-Memória RAM de 512 MB

-Flash disk de 4 GB

-Sistema operacional Linux Metasys

-Entrada para USB (2)

-Rede sem fio wireless

-Teclado à prova d´água

Norte da Ilha

Numa outra iniciativa, alunos do 1º ano à sexta série da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, já haviam recebido no início do ano equipamento semelhante ao da Vitor Miguel, o Laptop XO. A idéia foi colocada em prática graças a uma parceria entre a Presidência da República, o Ministério da Educação, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Fundação de Apoio a Pesquisa Cientifica e Tecnológica de Santa Catarina (FAPESC) e Fundação CERTI- Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras.

O quê: Entrega de computadores do projeto UCA

Quando: Sexta-feira, dia 15

Onde: E.B.M Vitor Miguel de Souza

Endereço: Rua Vitor Miguel de Souza, 186, Itacorubi.