22/10/2010 - FCFFC - Cultura
Projeto musical revitaliza Praça 15 de Novembro
Projeto da Fundação Franklin Cascaes, que será iniciado neste sábado (23/10), às 10h, no Coreto Maestro Hélio Teixeira da Rosa, contará com duas apresentações musicais por semana até 28 de dezembro

foto/divulgação: FCFFC

Grupo Gente da Terra abre a programação neste sábado

Com novo visual graças à parceria de empresas de Florianópolis, a Praça 15 de Novembro ganha a partir deste mês um clima mais alegre com o projeto “Música na Praça”, promovido pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com apoio do Banco do Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A iniciativa pretende revitalizar um dos principais cartões postais da área central, levando música ao local duas vezes por semana para divulgar o trabalho de artistas da cidade. A programação gratuita será aberta no coreto Maestro Hélio Teixeira da Rosa, neste sábado (23/10), às 10h, com o grupo Gente da Terra.

O projeto abrange diferentes estilos musicais em duas apresentações semanais até 28 de dezembro, sempre às terças-feiras, das 12h30 às 13h30, e aos sábados, das 10h30 às 12h. Nestes dias, a feira de artesanato que acontecia no Largo da Catedral será transferida para o local. “Essa iniciativa fortalece outras ações promovidas para humanizar um espaço que estava degradado. Agora, estamos ocupando a praça com atividades artísticas, proporcionando um atrativo a mais aos visitantes e fomentando a produção artística e cultural”, comenta o superintendente da FCFFC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

A revitalização da Praça 15 de Novembro foi iniciada em março, com a adoção do espaço pelas Lojas Koerich e Carioca Calçados. A Prefeitura de Florianópolis fica responsável pela limpeza e manutenção do petit pavet e iluminação, além da decoração do espaço em datas festivas. E a iniciativa privada cuida da conservação dos jardins e de melhorias na estrutura física.

A proposta conta ainda com o envolvimento dos comerciantes das bancas e quiosques instalados na Praça 15 de Novembro, que fizeram uma readequação visual dos pontos de venda e também contribuem com as ações de segurança, realizadas pela Polícia Militar e Guarda Municipal. “Uma cidade não se constrói apenas com o poder público. É feita a partir de diversos vetores, e quando há integração com a iniciativa privada, há uma possibilidade real de desenvolvimento da cidade”, avalia o prefeito Dário Berger.

Gente da Terra

A programação do projeto “Música na Praça” inicia neste sábado, com o grupo Gente da Terra, que há mais de 15 anos, transforma em acordes sonoros o cotidiano ilhéu e a cultura açoriana, resgatando a memória poética e o jeito simples de ser do morador nativo, o “manezinho” da Ilha. Misturando ritmos brasileiros como baião, samba, xote e bossa nova com a batida marcada do boi-de-mamão, o Gente da Terra caiu no gosto popular com um estilo que os integrantes chamam de “pé-no-chão”.

Criado em 1989, o grupo reorganizou a estrutura, ganhando novos componentes, e marcou presença em diversos festivais dentro e fora de Santa Catarina. Nesse percurso acumulou experiência e gravou três CDs: Além do Mar (2003), Minha Ilha (2005) e Brincando de Carnaval (2009), com marchinhas, marchas-rancho e sambas que consagraram integrantes do grupo no cenário artístico local. O quarto trabalho coletivo já está no forno e deve se chamar “Nossa Senhora do Desterro”, mantendo o estilo de músicas que falam de costumes e tradições do nativo ilhéu, ligando Florianópolis e os Açores.

O Gente da Terra é integrado pelo compositor Nilo Conceição, o Nilêra (voz e violão); Amaro Manoel (produtor, arranjador, voz e backing vocal); Cláudio Manoel (pandeiro); Zé da Gaita (acordeon); Luiz Sebastião (violão 7 cordas e baixo elétrico); Nilinho Adriano (arranjos e baixo elétrico); Senoel Costa (percussão); Raulino Costa (cavaco); Rafael Costa (percussão); Sandra Costa (backing vocal) e Ila de La Flor (backing vocal). O repertório inclui as músicas “Luta de Pescador”, “Santo Antônio do Divino”, “Nossa Senhora do Desterro”, “Casa Velha” e “Campeche”, entre outros sucessos do grupo.

Serviço:

O Quê: Abertura do Projeto “Música na Praça”

Show com grupo Gente da Terra

Quando: sábado (23/10) – 10h