04/11/2010 - PORTAL - Meio Ambiente
Floram abre oficialmente Viveiro de Mudas de plantas nativas
Mais de 25 mil mudas foram produzidas desde 2007 na sede provisória, localizada no Parque da Lagoa do Peri (Morro das Pedras). São mais de 30 espécies diferentes.

foto/divulgação: Divulgação

Viveiro de mudas atenderá demanda de plantio e de recuperação de áreas degradadas por ocupações irregulares.

No viveiro são produzidas as mudas características dos ambientes degradados com edificações irregulares. Ocorridas as decisões de demolição na esfera judicial ou através de processo administrativo o departamento de Undiades de Conservação entra em ação para recuperar a área." Também o faz para atender necessidade de manejo nas unidades de conservação, como por exemplo a recuperação de matas ciliares ao longo de curso d’água”, salienta o biólogo Danilo Funke.

O viveiro foi construído com o apoio da Casan e recursos da Prefeitura Municipal de Florianópolis. A secretaria de obras cedeu o material. Funcionando  em uma instalação provisória o viveiro já produziu mais de 25 mil mudas de aproximadamente 30 espécies diferentes:  Pitangueira, Aroeira -vermelha, Gerivá, Palmito, Peroba, Araçá, Cauna-miúda, Garapuvu, Lantâna, Feijão da Praia, entre outras...

Para o diretor superintendente Gerson Basso,com  o viveiro aberto oficialmente,  atenderá uma demanda qualificada que proporcionará o plantio de mudas da  Mata Atlântica por diversos pontos de Florianópolis. “A partir da inauguração o munícipe irá entender a fundamental importância da implantação do viveiro para suprir a necessidade do município, em razão do grande número de áreas recuperadas pelo poder público”, destaca.