26/01/2011 - FLORAM - Meio Ambiente
Conheça o Percurso da Costa da Lagoa ao Canto dos Araçás
As trilhas e caminhos do município de Florianópolis possuem diversas belezas naturais.

foto/divulgação:

Mapa do Caminho da Costa da Lagoa ao Canto dos Araçás.

O caminho começa no final da Rua João Henrique Gonçalves, no Canto dos Araçás, e percorre a margem oeste da Lagoa da Conceição em áreas de Mata Atlântica em regeneração. O caminho histórico do período colonial mantém praticamente suas características originais, como o calçamento de pedras em alguns trechos.

O Caminho da Costa da Lagoa ao Canto dos Araçás cruza 32 córregos que descem as vertentes dos morros da Costa da Lagoa, das Canelas, Morro Manuel Lacerda e Morro do Milhas, percorrendo áreas de pesca, casarões antigos em estilo colonial, ruínas de engenhos, vilarejos da Costa da Lagoa e oficinas de artesanato.

Atrações da paisagem: lagoa, cachoeira, riachos.

Extensão em metros: 7.230

Tempo de percurso: 2 horas

Grau de dificuldade: semi-pesada – caminhada em desníveis; longo percurso.

Preparo físico: normal.

Orientação: fácil; acessível aos mais inexperientes; baixo risco de se perder.

Tipo de terreno: o caminho intercala trechos de terra batida, apresentando terreno argiloso e com seixos durante todo o percurso. Próximo aos vilarejos da Costa da Lagoa há trechos pavimentados com cimento

Linha de ônibus: Canto dos Araçás (nº 362 da empresa Transol). Pode-se voltar da Costa da Lagoa de barco.

Fontes de água: o caminho cruza 32 córregos.

Graduação para bicicletas: técnica em desníveis com trechos acidentados.

Fonte: ZEFERINO, Augusto Cesar e outros. Caminhos e Trilhas de Florianópolis. Florianópolis: IPUF; 2001.