10/04/2011 - SMPI - Cultura
Prefeitura garante recursos para revitalização no Centro Histórico
O Projeto prevê a revitalização do setor leste da Praça XV de Novembro e a preservação do patrimônio histórico da Cidade.

foto/divulgação: IPUF

A solenidade contou com a presença de diersas autoridades.

Em solenidade ocorrida no Escritório Técnico do Instituto do‭ ‬Patrimônio‭ ‬Histórico‭ ‬Artístico‭ ‬Nacional‭ ‬(IPHAN), em Laguna,‭ ‬foi assinado o Acordo de Preservação do Patrimônio Cultural‭ ‬(APPC). A ação tem o‭ ‬objetivo de criar uma parceria entre os União,‭ ‬Estado e Municípios para buscar o desenvolvimento social e econômico,‭ ‬a partir da preservação do patrimônio cultural.

O APPC é parte integrante do Plano de Ação para Cidades Históricas-PACH,‭ ‬o qual faz parte do programa de Aceleração do Crescimento das Cidades históricas,‭ ‬lançado pelo Governo Federal em‭ ‬21‭ ‬de outubro de‭ ‬2009.‭  ‬Em Santa Catarina,‭ ‬já elaboraram seus planos os municípios de Florianópolis,‭ ‬Itaiópolis,‭ ‬Joinville,‭ ‬Laguna e São Francisco do Sul.

O evento contou com a presença de diversas autoridades entre elas o presidente do IPHAN, o Luiz Fernando de Almeida e‭ o ‬presidente da Fundação Catarinense de Cultura, ‭ ‬Joceli de Souza.‭ O‬ Superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF),‭  ‬Átila Ramos dos Santos, representou a Prefeitura da Capital.‭

A área de atuação do PACH Florianópolis é o Setor Leste da Praça XV de Novembro.‭ ‬Trata-se de uma‭ ‬área que necessita de intervenção prioritária,‭ ‬por encontrar-se mais degradada devido a desvitalização econômica.‭ ‬As ruas que compõem está área, que é um dos segmentos mais antigos da cidade, ainda apresentam a largura original.